Mobilização e solidariedade fizeram Diego Maciel adquirir autonomia de locomoção

Sepé Tiaraju 16 novembro, 2018 Fonte: URI

Gratidão. Esta, é a palavra que exprime o sentimento do jovem Diego Lemos Maciel, secretário da Coordenação Pedagógica da Escola da URI, após ser surpreendido com a aquisição de uma cadeira de rodas motorizada.

“Meu quotidiano mudou muito. Antes restrito a uma sala, conhecia poucos colegas de outros prédios e precisava pedir para buscarem ou encaminharem documentos. Agora tenho autonomia e no Câmpus em geral, não encontro dificuldade para deslocamento, pois há rampas, elevadores, e os banheiros são adequados”.

A necessidade de Diego sensibilizou estudantes, professores e funcionários da Escola da URI e um grupo de professores e estudantes do curso de Direito. Mobilizados em uma campanha com venda de pizzas, conseguiram adquirir uma cadeira motorizada com autonomia de bateria para 30km. “Nunca vi uma venda tão expressiva”, comemora o diretor da Escola, Cristiano Weber. “Muita gente nos procurou para aderir. Fiquei feliz com a adesão e muito mais ao ver a emoção do Diego e de seu pai. O êxito da campanha não foi bom apenas para o Diego, mas também para os alunos, ao gerar consciência de solidariedade e reflexões sobre a vida”

Diego nasceu com paralisia cerebral que afetou sua locomoção. “Muitas vezes fui barrado para trabalhar e para conviver em sociedade, porque as pessoas nos julgam pela aparência. Antes de fazer uma entrevista eu já estava reprovado”.

“Nunca deixei nada disso me abater, revela Diego, pois quem sabe o que eu posso fazer, sou eu. Mas também existem situações diferentes. Quando fiz seleção para empacotador no supermercado Nacional, depois da entrevista me informaram que estava contratado para Caixa, pois havia surpreendido. E em meio ano, eu já era auxiliar de RH”.

Tecnólogo em Gestão de Recursos Humanos e graduado em Direito em agosto de 2018, Diego já está aprovado no Exame da OAB e prepara-se para buscar uma vaga em nível de Mestrado.

Emocionado, Diego deixa uma mensagem: “Eu agradeço a todos que se empenharam e aderiram à campanha, pois me permitiu alcançar um objetivo que eu nunca revelara a ninguém, e sabia que sozinho, levaria muito tempo para conseguir. Desejo que a gente nunca desista de querer o bem e de fazer o bem, sem olhar a quem”.

Notícias Relacionadas

  • Sepé Tiaraju 24 abril, 2019

    Estudantes de Farmácia da URI orientam integrantes do “Maturidade Ativa do Sesc”

    Estudantes do Curso de Farmácia da URI Santo Ângelo, na disciplina Estágio Farmacêutico IV, realizaram, ...

    Leia mais >
  • Sepé Tiaraju 23 abril, 2019

    CMM debate violência doméstica na rede municipal de ensino

    Com o objetivo de contribuir para a diminuição da violência contra a mulher no país, ...

    Leia mais >
  • Sepé Tiaraju 19 abril, 2019

    Brigada Militar e alunos celebram a Páscoa em escolas municipais

    Alunos Soldados do Polo de Ensino Missões realizaram uma ação social em duas escolas municipais ...

    Leia mais >
© Copyright 2017, Todos os direitos reservados.