Missa marca encerramento das comemorações do Jubileu de Ouro

Foto: Diocese de Santo Ângelo
Sepé Tiaraju 20 setembro, 2018 Fonte: A Tribuna

Uma celebração especial marcou o encerramento das comemorações do Jubileu de Ouro do Carmelo de Santo Ângelo, na tarde de segunda-feira, 17. A missa celebrada pelo bispo dom Liro Vendelino Meurer, aconteceu na capela do Carmelo. A missa das carmelitas contou com a participação de religiosos e representantes da comunidade, assim como madres do Carmelo de Caxias do Sul e Porto Alegre.

A madre Elisabete Regina de Jesus salientou que ao longo do ano foram desenvolvidas celebrações mensais, todo dia 17 de cada mês, dedicada a diferentes setores da sociedade. Também destacou a caminhada e a carreata que transportou no caminhão dos bombeiros a imagem do Sagrado Coração de Jesus pelas principais ruas da cidade, e a missa promovida pelos estudantes de teologia do Seminário Mártires das Missões com a participação de jovens do Emaús e do JEM.

IRMÃS CARMELITAS

A religiosa relembrou o trabalho de Marcelo Mioso para viabilizar a instalação do Carmelo em Santo Ângelo. “Ele era um leigo apaixonado pela vida contemplativa do Carmelo e foi protagonista deste processo”.

De acordo com Madre Elisabete, hoje o Carmelo conta com oito religiosas, sendo duas de Santo Ângelo, uma de Carlos Barbosa, uma de São Borja, uma de Salvador das Missões, uma de Esteio, uma de Planalto e uma noviça de Ferraz de Vasconcelos (São Paulo) – que teve a vocação descoberta pelo Facebook.

DIA A DIA

O dia a dia de quem vive na clausura é repleto de tarefas. As Irmãs Carmelitas levantam às 5h45min e às 6 horas começa a Oração das Laudes. Depois, as religiosas ficam em meditação até às 7h15min, quando inicia a Hora Tercia. Já às 7h30min é servido o café e na sequência as religiosas vão para o trabalho. Algumas atuam na cozinha, outras na confecção de hóstias, limpeza, sacristia, pintura de imagens e artesanato. E quem está em formação fica até as 9 horas nesta tarefa.

Às 11 horas oração na Capela já Hora Sexta onde são lidos salmos, hinos e leitura. Depois as carmelitas vão ao refeitório para o almoço. Neste momento todos ficam em silêncio. Após o almoço momento de recreação onde trocamos ideias e algumas irmãs fazem escapulários, bordados e outros trabalhos manuais.

Das 13 às 14 horas hora para o descanso e das 14 às 14h45min momento da leitura espiritual. Já às 14h45min a Hora Noa de oração. Enquanto das 15 às 17 horas espaço de tempo no qual as religiosas continuam suas tarefas diárias. E das 17 às 17h30min missa e depois deste horário até às 19h10min Hora das Destras e ofícios de leituras. Após esse período janta. Em seguida uma hora de recreação. Às 9 horas as religiosas participam da oração da noite, chamada de Completas. Depois as irmãs ficam livres para rezar, fazer uma leitura ou descansar.

HORÁRIO DE VISITAS

A portaria do Carmelo funciona das 7h30min às 12 horas e das 14 horas às 16h50min. As pessoas podem ir ao local pedir oração e até mesmo orientação.

Notícias Relacionadas

  • Sepé Tiaraju 13 dezembro, 2018

    RGE trocou 272 postes em Guarani das Missões de janeiro a setembro

    A Rio Grande Energia (RGE) concluiu importantes obras na rede elétrica de Guarani das Missões ...

    Leia mais >
  • Sepé Tiaraju 13 dezembro, 2018

    Homem morre eletrocutado em Coronel Bicaco

    Um homem morreu eletrocutado, por volta das 15, de quarta-feira, 12,  em uma rede de ...

    Leia mais >
  • Sepé Tiaraju 13 dezembro, 2018

    Mulheres realizam manifesto em São Nicolau contra o feminicídio

    Mais de 100 pessoas com cartazes fizeram caminhada contra o feminicídio em São Nicolau. O ...

    Leia mais >
© Copyright 2017, Todos os direitos reservados.