Ministério da Agricultura sinaliza com securitização para lavoura arrozeira

Sepé Tiaraju 24 junho, 2019 Fonte: Divulgação

O deputado Jerônimo Goergen (Progressistas-RS) confirmou, nesta segunda-feira (24), que o Ministério da Agricultura deve apresentar um plano de emergência econômica para a lavoura arrozeira. Em contato com a ministra Tereza Cristina, o parlamentar garantiu que o governo estuda medidas especiais de apoio à orizicultura, aos moldes de uma securitização. “O agronegócio como um todo passa por sérias dificuldades. Mas os orizicultores chegaram num ponto crítico, onde a insolvência vai provocar o abandono da atividade e o desabastecimento do mercado interno”, alertou Jerônimo.

 O setor passa por um longo período de crise, com perdas climáticas, aumento dos custos de produção e endividamento crônico dos produtores. No ano passado, o deputado Jerônimo Goergen coordenou os trabalhos da Comissão Externa do Endividamento Agrícola (CEXAGRIC), que resultou num amplo diagnóstico dos problemas enfrentados pelo setor produtivo e apontou soluções para a perda de renda no campo.

A securitização dos anos 90

No começo da década de 90, os produtores rurais também experimentaram um nível crônico de endividamento e ficaram impossibilitados de pagar seus financiamentos juntos aos bancos, especialmente o Banco do Brasil. Após um longo processo de negociações, foi aprovada a Lei nº 9.138, de 1995, que deu início à denominada securitização das dívidas. A medida foi essencial para o banco reverter os prejuízos causados pela ampla inadimplência do seto

Notícias Relacionadas

  • Sepé Tiaraju 11 julho, 2019

    Câmara aprova texto-base da reforma da Previdência

    Depois de oito horas de debates, o plenário da Câmara dos Deputados aprovou, em primeiro ...

    Leia mais >
  • Sepé Tiaraju 10 julho, 2019

    Bolsonaro diz que indicará evangélico para Supremo Tribunal Federal

    O presidente Jair Bolsonaro afirmou que indicará um ministro evangélico para o Supremo Tribunal Federal ...

    Leia mais >
  • Sepé Tiaraju 10 julho, 2019

    Câmara inicia votação da reforma da Previdência na manhã desta quarta

    A Câmara dos Deputados encerrou a fase de discussão da reforma da Previdência (PEC 6/19) ...

    Leia mais >
© Copyright 2017, Todos os direitos reservados.