Meninas Digitais Tchê Missões aproxima jovens do Universo da Computação e Robótica

Sepé Tiaraju 11 outubro, 2018 Fonte: URI

O projeto Meninas Digitais Tchê Missões, desenvolvido pelos cursos de Ciência da Computação e Sistemas de Informação da URI Santo Ângelo, visa impactar de maneira sensível o interesse de meninas e sua disposição para buscar carreiras no campo da Ciência e Tecnologia (C&T), mais especificamente, relacionadas à área de Computação. Na 3ª edição do projeto são utilizados recursos, ferramentas e ambientes computacionais voltados para a área de robótica. Os coordenadores do projeto, professora Cristina Paludo Santos e professor Denilson Rodrigues, ressaltam que a robótica educacional corresponde a uma aplicação da tecnologia na educação em que o ambiente de aprendizagem valoriza o planejamento, a pesquisa, o interesse, a motivação e a cooperação entre os alunos, através de uma rica experiência interdisciplinar, uma vez que envolve diferentes áreas de conhecimento.

As ações do projeto compreendem a execução de oficinas e ateliers de programação em que são apresentados na prática como os conhecimentos de programação, física e matemática são empregados na construção e programação de robôs. Além dos professores, fazem parte da equipe do projeto as acadêmicas Marina Dal Ben (do curso de Sistemas de Informação) e Juliana Weinert (do curso de Ciência da Computação).

Nesta 3ª edição estão participando 70 meninas do ensino médio de escolas públicas e privadas do município e região, que compõem 10 equipes femininas. O projeto culminará na realização da Competição Feminina de Robótica a ser realizada na URI no dia 1º de novembro. Haverá premiação para as 3 melhores equipes e para a equipe que apresentar o robô mais estilizado.

Ainda segundo os coordenadores, as ações do projeto alinham-se com Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) estabelecidos pelas Nações Unidas, uma vez que contemplam “alcançar a igualdade de gênero e empoderar as mulheres e meninas, além de buscar o estabelecimento de uma cultura científica na sociedade que contribua para a disseminação de conhecimentos e soluções”. O projeto é parceiro do Programa Meninas Digitais da Sociedade Brasileira de Computação.

Notícias Relacionadas

  • Sepé Tiaraju 16 fevereiro, 2019

    Coordenadora de Educação fala da reestruturação das escolas

    O Governo do Estado vem adotando medidas voltadas a reestruturação das escolas, observando a questão ...

    Leia mais >
  • Sepé Tiaraju 15 fevereiro, 2019

    FASA abre inscrições para 19 cursos de pós-graduação

    A Faculdade Santo Ângelo (FASA) passa a oferecer mais uma opção no Ensino Superior para ...

    Leia mais >
  • Sepé Tiaraju 13 fevereiro, 2019

    Vélez garante que universidades públicas não serão privatizadas

    O ministro da Educação, Ricardo Vélez, garantiu hoje (13), pelo Twitter, que as universidades públicas ...

    Leia mais >
© Copyright 2017, Todos os direitos reservados.