Mais de 3,8 mil veículos estão inadimplentes com IPVA em Santo Ângelo

Sepé Tiaraju 6 junho, 2019 Fonte: IPVA

A Receita Estadual vai intensificar ações de fiscalização no combate à inadimplência do IPVA na região. Em entrevista ao programa Aldeia Global, da Rádio Sepé Tiaraju, o delegado da 9ª Delegacia da Receita Estadual, Joaquim John de Oliveira, falou sobre o assunto.

De acordo com o delegado em Santo Ângelo em Santo Ângelo 3.811 veículos não pagaram o IPVA, um número que corresponde a 14% da quantidade de automóveis tributáveis e 10% no valor pago. “Em valores esse número corresponde a R$ 2.050.000,00. Santo Ângelo tem uma frota de 53 mil veículos, mas apenas 26.700 são tributáveis.”

Já no Estado a inadimplência chega a 17,9% no número de veículos e 12% no valor financeiro. A média é superior aos anos anteriores no que se refere ao número de veículos de acordo com dados da Receita Estadual.

Joaquim explica que existe um percentual de proprietários de automóveis que deixa para pagar o IPVA no período de quitação do licenciamento. “Existe uma cultura que temos acompanhado em outros períodos no Estado. Geralmente o total de inadimplência desta médica de 14% cai para 7 a 4% até o final do ano.”

ARRECADAÇÃO

Em Santo Ângelo até o momento foram arrecadados R$ 17.765.000,00 com IPVA. Deste valor 50% foram repassados ao município.

FISCALIZAÇÃO

O delegado observa que a partir do dia 10 de junho será intensificado o trabalho de fiscalização nos 85 municípios da área de abrangência da 9ª Delegacia da Receita Estadual. “Serão realizadas blitz na região. Nossa ideia é conscientizar os condutores para que estejam em dia com seus tributos. Faremos apenas a fiscalização referente ao IPVA. O licenciamento e seguro obrigatório são atribuições do Detran RS.”

Quem não está em dia com o IPVA e for pego em blitz pagará multa (20% do valor do imposto), o veículo será recolhido, o devedor que atrasar por mais 60 dias terá incluído mais 5% no valor da dívida ativa e o nome incluído no Serasa e Cadin.

LICENCIAMENTO

O licenciamento de automóveis com placas até o final 6 já venceu. Neste mês de junho vence a data para veículos placas finais 7 e 8 e em julho placas finais 9 e 0.

Notícias Relacionadas

  • Sepé Tiaraju 24 junho, 2019

    Bebê de oito meses é arremessada de veículo após acidente na BR 386

    Uma bebê de oito meses foi arremessada para fora de um carro e sofreu traumatismo ...

    Leia mais >
  • Sepé Tiaraju 23 junho, 2019

    Acidente de trânsito é registrado em Ijuí

    Um acidente de trânsito foi registrado na tarde de sábado (22) por volta das 17h30min ...

    Leia mais >
  • Sepé Tiaraju 19 junho, 2019

    Acidente entre duas motocicletas é registrado no centro de Panambi

    Uma motociclista ficou ferida num acidente de trânsito registrado no final da tarde desta segunda-feira ...

    Leia mais >
© Copyright 2017, Todos os direitos reservados.