Lideranças mobilizadas para que seja mantida a 14ª CRE em Santo Ângelo

Foto: Marcos Luft
Sepé Tiaraju 16 janeiro, 2019 Fonte: A Tribuna

Diversas lideranças participaram de reunião, na Câmara de Vereadores de Santo Ângelo, nesta quarta-feira, 16, para discutir a permanência da 14ª Coordenadoria Regional de Educação no município. A atividade não contou com a participação de representantes do Executivo municipal.

O encontro aconteceu devido à preocupação das lideranças locais após anúncio de um estudo preliminar do governo Eduardo Leite que prevê a redução do número de coordenadorias regionais de Educação (CRES) de 30 para 12. Na região são cinco coordenadorias regionais de educação nos municípios de Santo Ângelo, Ijuí, Santa Rosa, São Luiz Gonzaga, São Borja.

O presidente do Legislativo municipal, vereador Dionísio Faganello (DEM), conduziu a reunião que tratou do risco da perda do órgão educacional, considerando a nota emitida pela Secretaria Estadual de Educação sobre a otimização da estrutura atual.

COORDENADORA

Em sua manifestação, a coordenadora da 14ª CRE, Enida Sallet, disse que ficou surpresa e lamentou porque não foi comunicada pelo Estado. “Não há nenhuma divulgação oficial pela Secretaria Estadual de Educação (SEDUC). Essa nota acabou gerando uma clima de instabilidade e de apreensão dentro da coordenadoria a partir dessa divulgação na imprensa.”

AUDIÊNCIA EM PORTO ALEGRE

Após manifestações de vereadores, professores, diretores escolares, representantes de setores da educação e da sociedade, ficou definida a elaboração de um documento solicitando a permanência da 14ª CRE em Santo Ângelo, assinado por todas as entidades locais. O presidente da Câmara de Vereadores, Dionísio Faganello, disse que na última semana de janeiro uma comitiva vai a Porto Alegre para uma audiência na Secretaria Estadual de Educação. “Vamos nos mobilizar juntamente com representantes da coordenadoria e entidades da cidade para uma audiência com o secretário estadual de Educação, Faisal Karam, que é santo-angelense, visando manter a 14ª CRE no município.”

Os vereadores pretendem neste encontro com o secretário mostrar a necessidade da permanência do órgão em Santo Ângelo, considerando que a cidade é polo regional, com aeroporto, várias entidades, e concentra órgãos federais e estaduais.

PRESENÇAS

A atividade na Câmara contou com a participação do secretário da Mesa Diretora, Vinícius Makvitz (MDB), e vereadores Pedrão (PSD), Valdonei da Luz (PDT), Rodrigo Trevisan (PP), Márcio Antunes (PP), Zilá Andres (PP), e Paulão (PP). Também o presidente da Acisa, Douglas Winter Ciechowiez, o diretor geral do Iesa, Demétrius Abigaram, o presidente do Conselho Municipal de Desenvolvimento, Diomar Formenton, a representante do CPERS, Maria Celeste Ramos Paiva, assim como professores da rede estadual de ensino.

Notícias Relacionadas

  • Sepé Tiaraju 25 abril, 2019

    Acadêmicos de Agronomia da URI fazem aula prática no Microscópio Eletrônico

    Dentre as inúmeras espécies vegetais que são estudadas no curso de Agronomia, a soja, cientificamente denominadaGlycine ...

    Leia mais >
  • Sepé Tiaraju 25 abril, 2019

    Legislativo e Escola Adventista alinham terceira edição do Quebrando o Silêncio

    O projeto Quebrando o Silêncio foi tema de reunião, realizada na manhã desta segunda-feira, 22, ...

    Leia mais >
  • Sepé Tiaraju 24 abril, 2019

    Estudantes de Farmácia da URI orientam integrantes do “Maturidade Ativa do Sesc”

    Estudantes do Curso de Farmácia da URI Santo Ângelo, na disciplina Estágio Farmacêutico IV, realizaram, ...

    Leia mais >
© Copyright 2017, Todos os direitos reservados.