Diversas lideranças participaram de reunião, na Câmara de Vereadores de Santo Ângelo, nesta quarta-feira, 16, para discutir a permanência da 14ª Coordenadoria Regional de Educação no município. A atividade não contou com a participação de representantes do Executivo municipal.
O encontro aconteceu devido à preocupação das lideranças locais após anúncio de um estudo preliminar do governo Eduardo Leite que prevê a redução do número de coordenadorias regionais de Educação (CRES) de 30 para 12. Na região são cinco coordenadorias regionais de educação nos municípios de Santo Ângelo, Ijuí, Santa Rosa, São Luiz Gonzaga, São Borja.
O presidente do Legislativo municipal, vereador Dionísio Faganello (DEM), conduziu a reunião que tratou do risco da perda do órgão educacional, considerando a nota emitida pela Secretaria Estadual de Educação sobre a otimização da estrutura atual.
COORDENADORA
Em sua manifestação, a coordenadora da 14ª CRE, Enida Sallet, disse que ficou surpresa e lamentou porque não foi comunicada pelo Estado. “Não há nenhuma divulgação oficial pela Secretaria Estadual de Educação (SEDUC). Essa nota acabou gerando uma clima de instabilidade e de apreensão dentro da coordenadoria a partir dessa divulgação na imprensa.”
AUDIÊNCIA EM PORTO ALEGRE
Após manifestações de vereadores, professores, diretores escolares, representantes de setores da educação e da sociedade, ficou definida a elaboração de um documento solicitando a permanência da 14ª CRE em Santo Ângelo, assinado por todas as entidades locais. O presidente da Câmara de Vereadores, Dionísio Faganello, disse que na última semana de janeiro uma comitiva vai a Porto Alegre para uma audiência na Secretaria Estadual de Educação. “Vamos nos mobilizar juntamente com representantes da coordenadoria e entidades da cidade para uma audiência com o secretário estadual de Educação, Faisal Karam, que é santo-angelense, visando manter a 14ª CRE no município.”
Os vereadores pretendem neste encontro com o secretário mostrar a necessidade da permanência do órgão em Santo Ângelo, considerando que a cidade é polo regional, com aeroporto, várias entidades, e concentra órgãos federais e estaduais.
PRESENÇAS
A atividade na Câmara contou com a participação do secretário da Mesa Diretora, Vinícius Makvitz (MDB), e vereadores Pedrão (PSD), Valdonei da Luz (PDT), Rodrigo Trevisan (PP), Márcio Antunes (PP), Zilá Andres (PP), e Paulão (PP). Também o presidente da Acisa, Douglas Winter Ciechowiez, o diretor geral do Iesa, Demétrius Abigaram, o presidente do Conselho Municipal de Desenvolvimento, Diomar Formenton, a representante do CPERS, Maria Celeste Ramos Paiva, assim como professores da rede estadual de ensino.
Com o objetivo de oportunizar aprendizado para além do ambiente acadêmico aos estudantes e contribuir ...
Leia mais >O Governo do Estado vem adotando medidas voltadas a reestruturação das escolas, observando a questão ...
Leia mais >A Faculdade Santo Ângelo (FASA) passa a oferecer mais uma opção no Ensino Superior para ...
Leia mais >fique por dentro das novidades.