Levantamento de infestação domiciliar por aedes aegypti deve ser concluído amanhã

Dos 24 municípios o único que ficou com o índice satisfatório abaixo de 1% é Vitória das Missões que atingiu 0,60%. Foto: MS
bernardi 13 março, 2018 Fonte: JRST/Paulo Renato

A 12ª Coordenadoria Regional da Saúde espera concluir até amanhã o levantamento de infestação domiciliar por Aedes aegypti dos 24 municípios da região das Missões. Ao participar hoje do programa Aldeia Global, o coordenador Iury Sommer Zabolotski, disse que só falta São Luiz Gonzaga para fechar o mapeamento completo.
Esclareceu que todos os municípios foram divididos em grupos de 9 a 12 mil imóveis com características semelhantes. Em cada grupo, também chamado estrato, são pesquisados 450 imoveis. Os estratos com índices de infestação predial inferiores a 1% estão em condições satisfatórias. De 1 a 3,9% estão em situação de alerta e superior a 4%, há risco de surto de dengue.
Os dados dos municípios infestados com o mosquito transmissor da dengue, chikungunya e zika na área da 12ª Coordenadoria de Saúde que serão encaminhados a Porto Alegre são esses:
Dos 24 municípios o único que ficou com o índice satisfatório abaixo de 1% é Vitória das Missões que atingiu 0,60%.
São Nicolau com 6%; Guarani das Missões com 7,9% de infestação; Ubiretama 1,3%; Pirapó 2,8%; Bossoroca 3,9%; Santo Antônio das Missões 4%; Dezesseis de Novembro 3,3%; Cerro Largo 5,8%; São Pedro do Butiá 2,7%; Roque Gonzales 6,1%; Garruchos 1,7%; Caibaté 3,7%; Entre-Ijuís 2,7%; São Miguel das Missões 6%; Rolador 1,4%; São Borja 5,1%; Eugênio de Castro 4,2%; Porto Xavier 4,1%; Salvador das Missões 2,7%; Santo Ângelo 2% de infestação; Sete de Setembro 3,5% e Mato Queimado 7,1%.
Na avaliação do coordenador de Saúde o alto índice de infestação do Aedes aegypti é devido às altas temperaturas dessa época do ano, aliado as chuvas, onde o ciclo do mosquito, que em temperaturas amenas demora 30 dias para se reproduzir, pode ser reduzido para 12 dias, significando um aumento direto na população do vetor.

Notícias Relacionadas

  • Sepé Tiaraju 24 março, 2019

    Barragem da Vale em Barão de Cocais entra em alerta máximo

    Uma barragem da mineradora Vale em Barão de Cocais, na região central de Minas Gerais, ...

    Leia mais >
  • Sepé Tiaraju 24 março, 2019

    Mulher é presa com drogas no bairro Castelarim

    A Brigada Militar de Santo Ângelo, prendeu uma mulher de 46 anos, neste sábado (23), ...

    Leia mais >
  • Sepé Tiaraju 24 março, 2019

    Homem é preso após furto em veículo no bairro Boa Esperança

    A Brigada Militar de Santo Ângelo, no sábado, 23, em patrulhamento pelo Bairro Boa Esperança ...

    Leia mais >
© Copyright 2017, Todos os direitos reservados.