Levantamento de infestação domiciliar por aedes aegypti deve ser concluído amanhã

Dos 24 municípios o único que ficou com o índice satisfatório abaixo de 1% é Vitória das Missões que atingiu 0,60%. Foto: MS
bernardi 13 março, 2018 Fonte: JRST/Paulo Renato

A 12ª Coordenadoria Regional da Saúde espera concluir até amanhã o levantamento de infestação domiciliar por Aedes aegypti dos 24 municípios da região das Missões. Ao participar hoje do programa Aldeia Global, o coordenador Iury Sommer Zabolotski, disse que só falta São Luiz Gonzaga para fechar o mapeamento completo.
Esclareceu que todos os municípios foram divididos em grupos de 9 a 12 mil imóveis com características semelhantes. Em cada grupo, também chamado estrato, são pesquisados 450 imoveis. Os estratos com índices de infestação predial inferiores a 1% estão em condições satisfatórias. De 1 a 3,9% estão em situação de alerta e superior a 4%, há risco de surto de dengue.
Os dados dos municípios infestados com o mosquito transmissor da dengue, chikungunya e zika na área da 12ª Coordenadoria de Saúde que serão encaminhados a Porto Alegre são esses:
Dos 24 municípios o único que ficou com o índice satisfatório abaixo de 1% é Vitória das Missões que atingiu 0,60%.
São Nicolau com 6%; Guarani das Missões com 7,9% de infestação; Ubiretama 1,3%; Pirapó 2,8%; Bossoroca 3,9%; Santo Antônio das Missões 4%; Dezesseis de Novembro 3,3%; Cerro Largo 5,8%; São Pedro do Butiá 2,7%; Roque Gonzales 6,1%; Garruchos 1,7%; Caibaté 3,7%; Entre-Ijuís 2,7%; São Miguel das Missões 6%; Rolador 1,4%; São Borja 5,1%; Eugênio de Castro 4,2%; Porto Xavier 4,1%; Salvador das Missões 2,7%; Santo Ângelo 2% de infestação; Sete de Setembro 3,5% e Mato Queimado 7,1%.
Na avaliação do coordenador de Saúde o alto índice de infestação do Aedes aegypti é devido às altas temperaturas dessa época do ano, aliado as chuvas, onde o ciclo do mosquito, que em temperaturas amenas demora 30 dias para se reproduzir, pode ser reduzido para 12 dias, significando um aumento direto na população do vetor.

Notícias Relacionadas

  • Sepé Tiaraju 17 agosto, 2018

    Homem é morto por tiro de caneta-revólver

    Um pintor de 24 anos foi morto em Castilho (SP) com um tiro no peito ...

    Leia mais >
  • Sepé Tiaraju 16 agosto, 2018

    Acidente deixa motociclista ferido na rua Sete de Setembro

    Aconteceu, por volta das 17 horas, acidente envolvendo uma motocicleta, placas de Santo Ângelo, e ...

    Leia mais >
  • Sepé Tiaraju 15 agosto, 2018

    Empresas contratadas pelo governo deverão reservar vagas para presos

    Empresas cujos contratos assinados com o governo federal superem R$ 330 mil anuais serão obrigadas ...

    Leia mais >
© Copyright 2017, Todos os direitos reservados.