Jovem é internado com suspeita de mormo

Até sábado deve sair um diagnóstico que vai apontar se o caso é de fato mormo ou envenenamento
Lucas de Campos 21 agosto, 2015 Fonte:

Um trabalhador rural de 19 anos está internado desde segunda-feira, 17, em estado grave na UTI da Santa Casa de Misericórdia em Santana do Livramento com suspeita de mormo. O jovem foi encaminhado até o hospital após ter sofrido contaminação por um pesticida.

 A informação foi confirmada pelo diretor-clínico do hospital, médico Antônio Cabrera Pereira, nesta quinta-feira, 20. Segundo ele, até amanhã deve sair um diagnóstico que vai apontar se o caso é de fato mormo ou envenenamento. O médico afirma que a contaminação por agrotóxicos, inseticidas ou pesticidas é parecida com a doença do mormo, mas diz que a possibilidade de ter ocorrido a contaminação de mormo não pode ser descartada.

 

O MORMO

O Mormo ou lamparão, é uma doença infecto-contagiosa dos equinos, que pode ser transmitida ao homem e também a outros animais. Manifesta-se por um corrimento viscoso nas narinas e a presença de nódulos subcutâneos, nas mucosas nasais, nos pulmões, gânglios linfáticos, pneumonia, etc. Os animais contraem o mormo pelo contato com material infectante do doente: pús; secreção nasal; urina ou fezes

Por causa do mormo, pelo menos seis cidades do Rio Grande do Sul já cancelaram o desfile de 20 de setembro. Pelo menos 11 casos suspeitos de contágio em equinos estão em análise no Estado.

© Copyright 2017, Todos os direitos reservados.