Janeiro Branco promove qualidade da Saúde Mental

HSA promove nesta quinta-feira, 25, às 16 horas, evento para promover debate sobre o assunto
Lucas de Campos 23 janeiro, 2018 Fonte:

Nesta terça-feira, 23, em entrevista ao comunicador Hogue Dorneles, durante o Programa Aldeia Global da Rádio Sepé – AM 540, a médica psiquiatra do Hospital Santo Ângelo (HSA), Mabel Kozen prestou diversos esclarecimentos sobre a Campanha Janeiro Branco, que é dedicada à conscientização, prevenção e promoção da Saúde Mental.

De acordo com a psiquiatra a Campanha Janeiro Branco é relativamente nova, já que iniciou em 2014. Para Mabel, a inciativa que promove a manutenção da Saúde Mental tem um cunho preventivo até maior que o Setembro Amarelo, que é voltado para a prevenção ao suicídio.

A médica explicou ainda que o Janeiro Branco é fundamental para conscientização sobre o reconhecimento psíquico do sofrimento. Segundo a psiquiatra 50% da população acaba tendo que procurar alguma ajuda em determinado momento da vida em virtude de estar sofrendo.

Mabel explicou que, atualmente, o assunto tem vindo à tona para discussões em um sentido menos preconceituoso. “Antigamente se pensava que só procurava tratamento quem era louco ou quem estava descontrolado. Agora, as pessoas buscam para melhorar a qualidade de vida e para evitar algum transtorno maior. Mas as pessoas ainda tem dificuldade de entender que a mente e o estado emocional são tão importantes quanto o corpo físico e que quando estão abalados refletem no corpo físico de uma maneira negativa”, salientou a médica acrescentando que quando a pessoa se sente desconfortável por determinada situação deve procurar ajuda profissional especializada.

Dentro da Campanha Janeiro Branco, na próxima quinta-feira, 25, às 16 horas, no auditório do HSA será realizada uma espécie de palestra para esclarecer dúvidas e debater sobre a questão da Saúde Mental. O evento é gratuito e aberto à toda a comunidade. 

© Copyright 2017, Todos os direitos reservados.