Inicia atendimento de oncologia pelo SUS no HSA

Sepé Tiaraju 11 março, 2019 Fonte: HSA

Um ato solene marcou, nesta segunda-feira, 11, o início do atendimento de pacientes pelo SUS na Unacon (Unidade de Alta Complexidade em Oncologia do Hospital Santo Ângelo). Na ocasião, o provedor Odorico Bessa Almeida lembrou o processo de articulação política com lideranças locais e regionais para a viabilização da Unacon, assim como destacou o trabalho do ex-provedor, Ataídes Reis Brum, que deu o pontapé inicial no projeto do serviço de oncologia no HSA. Essa ação teve continuidade com o ex-provedor Bruno Hesse e finalizado na atual gestão. “É uma conquista importante resultado do trabalho de muitas pessoas e da 12ª Coordenadoria Regional de Saúde. A partir de hoje teremos esse serviço pelo SUS aqui em Santo Ângelo para atender a comunidade regional”, disse o provedor.

A atividade também contou com a participação da vice-provedora, Iara Fortes, diretor administrativo, Marcelo Borges, diretor técnico, Loi Roque Biacchi, diretora clínica, Mabel Konzen, consultor hospitalar, Edemar Paula da Costa, gerente de enfermagem, Maristane Almeida, médico responsável técnico da Unacon, Lourenço Sangoi, enfermeira responsável técnica da Unacon, Jacqueline Bageti Garcia, prefeito Jacques Barbosa, vice-prefeito, Bruno Hesse, presidente do Legislativo, Dionísio Faganello, deputado estadual Eduardo Loureiro, coordenador da 12ª CRS, Yuri Zabolotsky, secretário de Saúde, Luiz Carlos Cavalheiro, os ex-provedores, Luiz Vilmar Denardin e Ataídes Reis Brum, os ex-prefeitos,Valdir Andres e José Lima Gonçalves, a ex-vice-prefeita Nara Damião, secretários municipais, vereadores, presidentes de entidades e outras lideranças.

UNACON

A Unacon passa a realizar 500 consultas mensais, 420 aplicações de quimioterapia e 54 cirurgias oncológicas. Além disso, a unidade conta com serviços de diagnóstico e imagem como tomografia, ultrassonografia, mamografia, raio-X endoscopia, colonoscopia, exames laboratoriais e patológicos.

URGÊNCIA E EMERGÊNCIA

Também disponibiliza serviço de urgência e emergência aos pacientes que realizam tratamento na Unacon. O serviço de oncologia vai atender pacientes pelo SUS de 24 municípios da região.

EQUIPE MULTIDISCIPLINAR

Na Unacon atua uma equipe multidisciplinar com 23 profissionais, formada por médico oncologista, cirurgiões, enfermeiras, psicóloga, nutricionista, fonoaudióloga, farmacêutica, técnicas de enfermagem, assistente social e outros profissionais especializados.

ATENDIMENTO

O horário de funcionamento da Unacon é de segunda a sexta-feira, das 8 às 18 horas.

Notícias Relacionadas

  • Sepé Tiaraju 20 março, 2019

    Partida da Libertadores pode gerar problema na final do Gauchão

    A frustração gerada pela realização do Gre-Nal 418 com reservas no último domingo pode se ...

    Leia mais >
  • Sepé Tiaraju 20 março, 2019

    Odair prepara time sem D’Alessandro para enfrentar o Novo Hamburgo

    O técnico Odair Hellmann comandou na tarde desta terça-feira o último treino do Inter antes ...

    Leia mais >
  • Sepé Tiaraju 20 março, 2019

    Bolsonaro faz reunião para analisar proposta de reforma dos militares

    A proposta de reforma da Previdência dos militares será tema hoje (20) de reunião, no ...

    Leia mais >
© Copyright 2017, Todos os direitos reservados.