Hospital Santo Ângelo: 87 anos salvando vidas

Sepé Tiaraju 2 fevereiro, 2019 Fonte: HSA

O Hospital Santo Ângelo completa, nesta segunda-feira, dia 4 de fevereiro, uma trajetória de 87 anos salvando vidas. Uma história de desafios e conquistas que começou em 1932 quando um grupo de pessoas reuniu-se para fundar a Associação Hospital de Caridade Santo Ângelo. O encontro foi o pontapé inicial de um projeto que se consolidou, transformando a Instituição de Saúde em uma grande referência regional.

A primeira reunião de diretoria ocorreu no dia 5 de fevereiro. Participaram do encontro João Braga Abreu (provedor), João Rocha (vice-provedor), Januário Fernandes (secretário), Frederico Ortmann (1º tesoureiro) e Aparício Sebastião do Amaral (2º tesoureiro). Nesta reunião, a diretoria definiu as primeiras ações para viabilizar o funcionamento da Casa de Saúde.

Na época, o Hospital Santo Ângelo não tinha sede própria. Para atender o público começou a funcionar no prédio da antiga Casa da Criança – hoje Centro de Formação São José – Lar da Menina, na rua Marechal Floriano, 2522, na Zona Norte da cidade.

NOVA SEDE

Com o passar do tempo, o Hospital Santo Ângelo foi ampliando seus serviços. Nesse processo a Casa de Saúde precisou de um espaço maior. Diante da demanda, em 1941, o Hospital Santo Ângelo adquiriu as instalações da Casa de Saúde Santa Terezinha, na rua Antônio Manoel, onde até hoje é a sede da instituição.

SAGRADO CORAÇÃO DE JESUS

Ao falar desta importante “caminhada” é importante destacar o trabalho desenvolvido pelas “Filhas do Sagrado Coração de Jesus” no Hospital Santo Ângelo. De 1935 a 1998 as irmãs atuaram em diferentes funções na administração, enfermagem e na pastoral da saúde. A Capela do Hospital Santo Ângelo, onde ainda hoje acontecem celebrações especiais é um registro que permanece e marca a passagem da congregação religiosa na Casa de Saúde.

UNIÃO DE ESFORÇOS

O provedor Odorico Bessa Almeida salienta que o processo de recuperação do Hospital Santo Ângelo foi resultado da união de esforços das diretorias que passaram pela instituição, assim como do empenho dos colaboradores da Casa de Saúde. “O hospital começou a superar sua crise financeira a partir do trabalho do provedor Luiz Vilmar Denardin. Esse processo de recuperação teve sequência nas gestões de Ataídes Reis Brum, Bruno Hesse e hoje estamos à frente do HSA, dando prosseguimento a esse importante trabalho na nossa instituição de saúde que tem como missão salvar vidas.”

Notícias Relacionadas

  • Sepé Tiaraju 12 julho, 2019

    Definida programação da Semana da Pátria 2019

    Os integrantes da Comissão Organizadora da Semana da Pátria 2019 estiveram reunidos no auditório da ...

    Leia mais >
  • Sepé Tiaraju 11 julho, 2019

    Inter perde para o Palmeiras por 1 a 0

    Tal como na partida do Campeonato Brasileiro, o Inter caiu na armadilha do Palmeiras, no ...

    Leia mais >
  • Sepé Tiaraju 11 julho, 2019

    Grêmio empata com o Bahia

    Depois de um mês de interrupção no calendário do futebol brasileiro, decorrente da realização da ...

    Leia mais >
© Copyright 2017, Todos os direitos reservados.