Heinze reúne produtores rurais e transição do governo para debater assimetrias do Mercosul

Sepé Tiaraju 15 dezembro, 2018 Fonte: Divulgação

Na próxima terça-feira, 18 de dezembro, às 11 horas, Centro Cultural Banco do Brasil, em Brasília, o deputado federal e senador eleito Luis Carlos Heinze (PP/RS) promove uma reunião para tratar sobre as condições desiguais de comércio no Mercosul. Entre os presentes no encontro, estarão os economistas e futuros secretários da Receita Federal, ex-deputado Marcos Cintra, e de Comércio Exterior e Assuntos Internacionais, diplomata Marcos Troyjo, além de representantes dos três estados do Sul dos setores do arroz, alho, leite, maçã, trigo, uva e vinho. A futura ministra da Agricultura, Teresa Cristina, também deve estar presente.

Na ocasião, serão apresentados dados e informações à equipe de transição do novo governo brasileiro sobre as diferenças tributárias, fiscais, cambiais e ambientais que envolvem o comércio do bloco e que, comprovadamente, prejudicam os produtores rurais brasileiros. “É uma concorrência desleal que afeta não só os nossos agricultores, mas a economia dos municípios, dos estados e, até mesmo, do país. Neste momento o impacto é mais forte para os produtores de arroz e de leite”, explica Heinze.

Segundo ele, o custo de produção dos outros países é mais barato do que o nacional. A diferença de preços entre os principais insumos supera 30%. A alta carga tributária brasileira também é apontada por Heinze como um dos principais entraves à concorrência entre os membros do bloco. “Precisamos ser competitivos e uma das formas é colocar em prática um dos principais pontos do acordo: o livre comércio entre as nações. Dessa forma, os produtores brasileiros poderão comprar defensivos, fertilizantes, sementes, máquinas, equipamentos, peças e até óleo diesel em qualquer território do Mercosul. Só assim nossos custos de produção serão reduzidos e voltaremos a ter competitividade”, detalha.

Notícias Relacionadas

  • Sepé Tiaraju 23 abril, 2019

    CCJ abre sessão para votar parecer do relator da reforma da Previdência

    Começou, nesta tarde, a sessão da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara dos ...

    Leia mais >
  • Sepé Tiaraju 23 abril, 2019

    Novo Código de Ética Médica entra em vigor na próxima terça-feira

    Respeito à autonomia do paciente, inclusive aqueles em fase terminal; preservação do sigilo profissional; direito ...

    Leia mais >
  • Sepé Tiaraju 23 abril, 2019

    Autistas terão atendimento prioritário em Santo Ângelo

    Foi aprovado por unanimidade, na Sessão Ordinária dessa segunda-feira, 22, um Projeto de Lei protocolado em regime de urgência pelo Executivo, que  determina que seja inserido o símbolo autista em placas de atendimento prioritário. Com a Lei aprovada, os estabelecimentos públicos e privados  do município de Santo Ângelo deverão inserir nas placas de atendimentoprioritário, o Símbolo Mundial de Conscientização dos Transtornos do Espectro Autista (TEA).  Assim, supermercados, bancos, farmácias, ...

    Leia mais >
© Copyright 2017, Todos os direitos reservados.