Grupo de Pesquisa da URI lançou a obra “Direitos de Minorias, Movimentos Sociais e Políticas Públicas”

Dividida em 14 capítulos, a obra explora temas como violações e dificuldades na efetivação de direitos humanos de grupos sociais minoritários
Sepé Tiaraju 16 maio, 2018 Fonte: URI Santo Ângelo

“Direitos de Minorias, Movimentos Sociais e Políticas Públicas”. Este é o título do livro apresentado na manhã de quarta-feira (16), na abertura do segundo dia do Simpósio de Estudos Jurídicos que acontece na URI Santo Ângelo.

Organizado pelos professores doutor Osmar Veronese e doutora Rosângela Angelin, que apresentaram o livro, a obra reúne textos de 18 autores, todos integrantes do Grupo de Pesquisa do CNPq “Direitos de Minorias, Movimentos Sociais e Políticas Públicas”, criado em 2016.

Vinculado ao Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu– Mestrado e Doutorado em Direito da URI Santo Ângelo, o grupo reúne-se periodicamente para debates jurídicos, filosóficos e sociológicos, tecendo críticas e desafiando-se a pensar o Direito num viés mais humanitário e humanizante.

Dividida em 14 capítulos, a obra explora temas como violações e dificuldades na efetivação de direitos humanos de grupos sociais minoritários, avanços e limitações de políticas públicas desenvolvidas pelos Estados, atuações de Movimentos Sociais em prol de minorias, reconhecimento das diferenças identitárias, dentre outros.

Segundo os autores, “a obra integra esforços reflexivos em prol de uma sociedade que respeite a diversidade e as múltiplas formas de identificação, capaz de reconhecer a dignidade do outro acima de qualquer outra especificidade”.

Pela ordem de paginação, assinam os artigos, Luciane Gheller Veronese, Osmar Veronese, Roberta Herter da Silva, Edemir Braga Dias, Liria Ângela Andrioli, Rosemara Unser, Rosângela Angelin, Elisabete Busanello, Angelita Maria Maders, Raíssa Schadeck, Neusa Schnorrenberger, Carina Caetano de Oliveira Quines, Paulo Adroir Magalhães Martins, Gerson Osvaldo de Souza, Paula Vanessa Fernandes, Liane Marli Schäfer Lucca, Jane Lucia Wilhelm Berwanger, Cristiane de Lima Geist.

Notícias Relacionadas

  • Sepé Tiaraju 12 dezembro, 2018

    URINOVA gradua e libera para o mercado as primeiras empresas incubadas

    A URINOVA – Incubadora da URI Santo Ângelo, realizou na noite de terça-feira, 11, a ...

    Leia mais >
  • Sepé Tiaraju 11 dezembro, 2018

    Formanda de Engenharia Mecânica da URI ganha prêmio destaque na empresa Bruning Tecnometal

    A formanda de Engenharia Mecânica da URI Santo Ângelo, Bárbara Raquel Wilhelm, foi premiada no ...

    Leia mais >
  • Sepé Tiaraju 9 dezembro, 2018

    Municípios gaúchos aumentam oferta de vagas na Educação Infantil, aponta relatório do TCE-RS

    O Tribunal de Contas do Estado (TCE-RS) apresentou a nova edição da Radiografia da Educação ...

    Leia mais >
© Copyright 2017, Todos os direitos reservados.