Governo decreta situação de emergência coletiva para 26 cidades no Rio Grande do Sul

Novos municípios podem ser incluídos ao longo da semana, segundo comunicado oficial
Lucas de Campos 20 julho, 2015 Fonte:

O governo do Estado decretou nesta segunda-feira situação de emergência coletiva, abrangendo inicialmente as cidades mais afetadas, que totalizam 26. Novos municípios podem ser incluídos ao longo da semana, segundo comunicado oficial.

O número de pessoas atingidas é de 47.271 pessoas, os desabrigados passaram de 8.719 para 28.790 entre domingo e segunda-feira, informou o chefe da Casa Militar, tenente-coronel Everton Oltramari. Conforme dados da Defesa Civil, são 63 municípios atingidos. Por meio de decreto, será instituído Gabinete de Emergência, liderado pelo vice-governador José Paulo Cairoli.

De acordo com o chefe da Casa Militar, a Defesa Civil trabalha no levantamento de dados, e outros municípios também poderão ter situação de emergência decretada, já que a previsão é de que as chuvas prossigam até quarta-feira. Uma técnica da Secretaria da Defesa Civil Nacional está em Porto Alegre desde sábado para orientar os municípios em relação à documentação e ao levantamento de dados para receber auxílio.

Foi encaminhada solicitação ao ministério da Integração para o envio de 1.763 kits de cesta básica, 1.733 kits de higiene pessoal, 1.583 kits de limpeza, 2.250 kits dormitórios e 2.259 colchões. A expectativa do Estado é de que o material chegue até o fim desta semana.  

Oltramari lembra que o apoio da Defesa Civil do Estado e dos órgãos da União só ocorre quando o município perde a capacidade de reação frente às adversidades climáticas. Observa que, conforme legislação, os prejuízos públicos têm de chegar a 2,77% da Receita Corrente Liquída (RCL) do município e 2,73% da RCL em relação aos prejuízos privados.

Confira a lista das cidades
Alvorada
Bagé
Barra do Guarita
Barra do Quaraí
Cachoeira do Sul
Cachoeirinha
Cerro Grande
Esperança do Sul
Esteio
Frederico Westphalen
Gravataí
Hulha Negra
Iraí
Itaqui
Montenegro
Parobé
Pinheirinho do Vale
Portão
Porto Mauá
Porto Xavier
Rolante
Riozinho
São Borja
São Jerônimo
São Sebastião do Caí
Uruguaiana

© Copyright 2017, Todos os direitos reservados.