Giro Pelo Rio Grande orienta empresários para as eleições de 2018

Sepé Tiaraju 19 julho, 2018 Fonte: A Tribuna

“Meu voto importa – 12 pontos para nortear o debate eleitoral – Vamos Mudar Nosso Futuro”. Esse foi o tema do projeto “Giro Pelo Rio Grande”, promovido pela Fecomércio-RS, na Casa da Etnia Italiana, no Parque da Fenamilho, na noite de terça-feira, 17, que busca orientar os empresários sobre as propostas que serão apresentadas pelos candidatos nas eleições de 2018. A atividade contou com a presença de lideranças políticas, empresários, sindicatos patronais e parceiros dos municípios de Ijuí, Cruz Alta, Santiago, São Luiz Gonzaga, Santa Rosa, Três de Maio, Três Passos, Frederico Westphalen, Palmeira das Missões, Carazinho e Passo Fundo.

CHOQUE DE CAPITALISMO

Na abertura, o presidente da Fecomércio-RS, Luiz Carlos Bohn, destacou a importância deste projeto que apresenta temas, posicionamentos e propostas para o debate eleitoral de 2018. Bohn salientou a importância do voto e de o eleitor estar atento às propostas de seu candidato. O presidente ressaltou ser necessário “um choque de capitalismo e de liberdade” para o Brasil e o Rio Grande do Sul, visando se aproximar da realidade do que se observa em países desenvolvidos. “Sou contra um estado mínimo, mas sim um estado eficiente que cumpra seu papel em ações estratégicas, naquilo que é sua função”.

COMÉRCIO INFORMAL

Já o vice-presidente da Fecomércio e presidente do Sindilojas Missões, Gilberto Aiolfi, destacou a importância deste debate e salientou as ações que vem sendo desenvolvidas regionalmente no combate ao comércio ilegal, que gera queda de receita e prejudica os comerciantes legalizados.

PAINELISTAS

Na sequência, o consultor econômico da Fecomércio-RS, Marcelo Portugal, e o assessor parlamentar, Lucas Schifino, apresentaram painel sobre as eleições de 2018 para o escolha dos representantes nos poderes Executivo e Legislativo. Os painelistas explicaram que em países de primeiro mundo a ala qualidade de vida está diretamente ligada ao aumento da produtividade e que hoje no Brasil sua produção é baixa e corresponde a penas um quarto da dos Estados Unidos. Enquanto a renda per capita americana de 2016 foi de 57,6 mil dólares a do brasileiro ficou em 15,1 mil dólares.

Schifino explicou que existem duas formas de aumentar a produtividade: a primeira agindo sobre os recursos disponíveis para produzir, trabalho e capital, sendo necessário neste aspecto melhorar a qualidade da educação e aumentar os incentivos para as empresas efetuarem investimentos produtivos.

Já Portugal salientou que a segunda forma aumentar a produção do país é utilizando os recursos que já possui, com medias que alterem os regramentos para garantir um ambiente que torne a produção e as transações econômicas mais fáceis e rápidas. O consultor econômico também ressaltou a necessidade de ações que estimulem a concorrência entre as empresas em igualdade de condições e redução da interferência das estatais. Para isso destacou a necessidade do fim do “estado empresário” e a aceleração das privatizações, colocando o foco do serviço público em áreas essenciais como a saúde, segurança e educação.

REFORMAS

Os palestrantes também destacaram a necessidade da reforma da previdência, independência do Banco Central, rediscutir o sistema tributário, redefinição da proporcionalidade das unidades federativas na Câmara dos Deputados, assim como ações efetivas para o equilíbrio das contas públicas; investimentos na área se segurança e combate à corrupção; rediscutir o papel do Estado nos serviços públicos, buscando distinguir o prover do produzir; ampliação de concessões à iniciativa privada com objetivo de ampliar investimentos na infraestrutura do país.

Notícias Relacionadas

  • Sepé Tiaraju 15 outubro, 2018

    Agentes frustram tentativa de fuga no presidio de Santa Rosa

    Uma tentativa de fuga ocorreu no presidio de Santa Rosa, por volta das 16h17min de ...

    Leia mais >
  • Sepé Tiaraju 15 outubro, 2018

    Acusado de assassinar agente de saúde em Carazinho é preso em Três de Maio

    O marido da agente de saúde Lana Tarsila dos Santos, de 27 anos, acusado de ...

    Leia mais >
  • Sepé Tiaraju 15 outubro, 2018

    Veículo capota na lateral da BR 285 em Santa Barbará do Sul

    Um veículo saiu da pista, nesta segunda-feira, 15, por volta das 7h30min, na BR 285, ...

    Leia mais >
© Copyright 2017, Todos os direitos reservados.