Fraudes no Detran movimentaram mais R$ 450 mil, aponta investigação

Sepé Tiaraju 16 janeiro, 2019 Fonte: Correio do Povo

Quase mil procedimentos realizados no sistema informatizado do Detran/RS, sobretudo quanto à inclusão, à alteração e à transferência de veículos automotores, foram realizados de forma fraudulenta, segundo investigação da Polícia Civil. Os policiais suspeitam que a senha de ao menos um servidor público do órgão tenha sido obtida de forma ilícita pelos investigados ou foi repassada, sendo posteriormente utilizada em transações. Até o momento, os agentes identificaram cerca de 322 placas de automóveis no esquema.

A operação Transitório, desencadeada nesta terça-feira através da Delegacia de Polícia de Repressão aos Crimes contra a Administração Pública e Ordem Tributária (Deat) do Departamento Estadual de Investigações Criminais (Deic), prendeu três pessoas, duas em Porto Alegre e uma em Santo Antônio das Missões. Outros 18 mandados de busca e apreensão foram cumpridos nos municípios de Porto Alegre, Canoas, Bento Gonçalves, Flores da Cunha, São Luiz Gonzaga, Santiago e São Borja. Houve recolhimento de documentos, veículos e armamento.

De acordo com os delegados André Lobo Anicet, Marcus Vinícius Viafore e Max Otto Ritter, da Deat, os fatos investigados apontam para a realização de diversas alterações fraudulentas, como mudanças de proprietários; alterações de endereços de entregas dos documentos veiculares; mudanças de numerações de chassis; reativações de veículos baixados; alterações de números de motor e Renavam; liberações para uso de diesel; liberações de restrições administrativas; e transferências de veículos de pessoas falecidas.

Após a análise das operações fraudulentas, a estimativa é de que cerca de R$ 450,9 mil em pagamentos deixaram de ser efetuados ao Detran-RS, a título de infrações, seguro DPVAT, licenciamentos e IPVA. As supostas fraudes chegaram ao conhecimento da Deat por meio de denúncia remetida pela Corregedoria do Detran-RS.

Notícias Relacionadas

  • Sepé Tiaraju 24 junho, 2019

    Policial Civil mata mulher e se mata em São Borja

    Um desentendimento entre um casal, em São Borja, na Fronteira Oeste, resultou em homicídio seguido ...

    Leia mais >
  • Sepé Tiaraju 23 junho, 2019

    Polícia Ambiental captura tamanduá-mirim no Rincão dos Mendes

    A Polícia Ambiental de Santo Ângelo se mobilizou, na tarde de quarta-feira, 19, para a ...

    Leia mais >
  • Sepé Tiaraju 23 junho, 2019

    Duas crianças morrem afogadas em piscina

    Dois irmãos - um menino de três anos e uma menina de um ano e ...

    Leia mais >
© Copyright 2017, Todos os direitos reservados.