Força Tarefa para agilizar estradas danificadas pelas fortes chuvas

Recuperação estradas do interior de Santo Ângelo
Lucas de Campos 29 dezembro, 2015 Fonte:

Hoje pela manhã estiveram participando de entrevista na Rádio Sepé, os secretários municipais Vilson Zago Müller, dos Transportes e Vander Moreira da Rosa, da Agricultura. Comentaram sobre os estragos provocados pelo excesso de chuvas nas estradas e também nas lavouras de soja.

         Segundo o secretário Candango, somente neste mês de dezembro, Santo Ângelo acumula mais de 800 milímetros de chuvas em algumas comunidades rurais, e que somados aos demais meses de 2015, eleva o índice para mais de 2.500 milímetros.

         Diz ele, que diante de tamanha quantidade de água, muitas das quais fortes enxurradas em curto espaço de tempo, fica desumano manter as estradas vicinais em boas condições. “Até a metade do ano, as estradas estavam perfeitas, porém a partir de setembro o tempo não nos deu trégua possibilitando uma manutenção razoável dos acessos”, comentou.

         Inclusive o prefeito Valdir Andres, determinou a formação de uma Força Tarefa entre as secretarias dos Transportes, Agricultura, Obras e Meio Ambiente, onde todo maquinário existente, fique concentrado em atenção prioritária para a recuperação dos trechos das estradas mais prejudicadas pelas chuvas.

         Segundo o Secretário Candango, somente no dia de ontem foram resolvidos problemas em atoladouros existentes na estrada do Rincão dos Mendes e também do Lajeado Cerne. Hoje as equipes da prefeitura trabalham na região da Buriti e também da Atafona.

         Os prejuízos provocados pela grande quantidade de chuvas especialmente agora em dezembro provocaram estragos em 11 pontes e pontilhões que precisarão ser recuperados. Nos 2.600 quilômetros de estradas da zona rural, tanto as gerais como também os acessos as propriedades rurais, a previsão é de que a recuperação total leve aproximadamente 90 dias.

         É bom lembrar que quando o atual governo assumiu a prefeitura em janeiro de 2013, o parque de máquinas da Secretaria dos Transportes estava completamente sucateado. Tinha até uma patrola há mais de seis meses em uma oficina na cidade de Carazinho, esperando autorização para conserto e outra no pátio da secretaria completamente no cepo.

Houve a recuperação de todo esse maquinário, o que possibilitou dar início ao trabalho de patrolamento e encascalhamento no interior. Já neste ano, o prefeito Valdir Andres adquiriu novos equipamentos para a secretaria dos transportes, como uma escavadeira hidráulica, um rolo compactador, um caminhão e uma moto niveladora.

         Existe ainda a necessidade de certa compreensão e paciência por parte dos moradores do interior, pois mesmo com os novos equipamentos, o total de máquinas não é suficiente para atender a grande demanda e a imediata recuperação dos estragos provocados pelas chuvas junto às estradas.

Diante de toda essa realidade completamente adversa, neste ano de 2015, garante o Secretário Candango, a prioridade no trabalho vai continuar sendo coletiva, ou seja, atender o maior número de comunidades e pessoas residentes na zona rural de Santo Ângelo. 

© Copyright 2017, Todos os direitos reservados.