FEPAM proíbe uso da sulfluramida no Rio Grande do Sul

Isca Formicida Atta MEX-S teve pedido de regisatro negado pela FEPAM.
bernardi 28 março, 2018 Fonte: Fepam

A Fepam (Fundação Estadual de Proteção Ambiental) negou registro no Rio Grande do Sul a inseticidas que contenham o ingrediente ativo sulfluramida como princípio ativo. A decisão da Comissão Estadual de Análise de Cadastro de Agrotóxicos (Diagro) determina que esses produtos não poderão ser comercializados naquele estado, e que as empresas terão 120 dias (a partir do recebimento da notificação) para recolher os estoques.

Na sua justificativa para o indeferimento do registro, o órgão da Fepam afirma que a exposição da Sulfluramida a humanos é “associada a maior incidência de câncer de bexiga e maior risco de neoplasias do sistema reprodutivo masculino e do trato gastrointestinal”.

“No meio ambiente a Sufluramida se degrada a PFOS [Sulfonato de Perfluorooctano], substância que apresenta características de alta toxicidade, persistência, capacidade de transporte a longas distâncias e bioacumulação. Alguns cenários de exposição ambiental resultaram em risco para peixes, pássaros e mamíferos, apresentando efeitos adversos na exposição subcrônica ( mortalidade em macacos) e na toxicidade reprodutiva (mortalidade em filhotes de ratos) e efeitos de toxicidade aguda (crustáceos e peixes)”, completa o Diagro.

O indeferimento atingiu quatro solicitações de registro feitas nos anos de 2008, 2015 e 2016. Dois deles são o Mirex-S MAX e Mirex-S MAX NA, da fabricante Atta Kill defensivos agrícolas. Outro é Isca Formicida Atta MEX-S, aplicado pela Unibras Agro Quimica, além do Formicida Granulado da Dinagro Agropecuaria.

Notícias Relacionadas

  • Sepé Tiaraju 15 agosto, 2018

    Soja opera com leve baixa nesta 4ª feira

    O mercado internacional da soja volta a recuar nesta quarta-feira (15) na Bolsa de Chicago. ...

    Leia mais >
  • Sepé Tiaraju 12 agosto, 2018

    Soja perde mais de 4% em Chicago, mas no Brasil preços se mantêm com dólar e prêmios

    Os números trazidos pelo USDA (Departamento de Agricultura dos Estados Unidos) nesta sexta-feira (10) surpreenderam ...

    Leia mais >
  • Sepé Tiaraju 10 agosto, 2018

    Etanol a partir de triticale pode trazer autossuficiência do combustível no RS

    O Rio Grande do Sul pode começar a produzir combustível a partir de triticale (cereal ...

    Leia mais >
© Copyright 2017, Todos os direitos reservados.