FEPAM proíbe uso da sulfluramida no Rio Grande do Sul

Isca Formicida Atta MEX-S teve pedido de regisatro negado pela FEPAM.
bernardi 28 março, 2018 Fonte: Fepam

A Fepam (Fundação Estadual de Proteção Ambiental) negou registro no Rio Grande do Sul a inseticidas que contenham o ingrediente ativo sulfluramida como princípio ativo. A decisão da Comissão Estadual de Análise de Cadastro de Agrotóxicos (Diagro) determina que esses produtos não poderão ser comercializados naquele estado, e que as empresas terão 120 dias (a partir do recebimento da notificação) para recolher os estoques.

Na sua justificativa para o indeferimento do registro, o órgão da Fepam afirma que a exposição da Sulfluramida a humanos é “associada a maior incidência de câncer de bexiga e maior risco de neoplasias do sistema reprodutivo masculino e do trato gastrointestinal”.

“No meio ambiente a Sufluramida se degrada a PFOS [Sulfonato de Perfluorooctano], substância que apresenta características de alta toxicidade, persistência, capacidade de transporte a longas distâncias e bioacumulação. Alguns cenários de exposição ambiental resultaram em risco para peixes, pássaros e mamíferos, apresentando efeitos adversos na exposição subcrônica ( mortalidade em macacos) e na toxicidade reprodutiva (mortalidade em filhotes de ratos) e efeitos de toxicidade aguda (crustáceos e peixes)”, completa o Diagro.

O indeferimento atingiu quatro solicitações de registro feitas nos anos de 2008, 2015 e 2016. Dois deles são o Mirex-S MAX e Mirex-S MAX NA, da fabricante Atta Kill defensivos agrícolas. Outro é Isca Formicida Atta MEX-S, aplicado pela Unibras Agro Quimica, além do Formicida Granulado da Dinagro Agropecuaria.

Notícias Relacionadas

  • Sepé Tiaraju 24 março, 2019

    Aumento das exportações de soja podem afetar mercado interno

    Os produtores brasileiros de soja devem encontrar bom mercado para comercialização de sua colheita. As ...

    Leia mais >
  • Sepé Tiaraju 22 março, 2019

    Feira da Agricultura Familiar acontece nesta sexta-feira

    A Associação de Produtores de Hortigranjeiros e Produtos Coloniais de Santo Ângelo (APROCOHSA) e a ...

    Leia mais >
  • Sepé Tiaraju 21 março, 2019

    Outono com El Niño fraco terá pouco impacto nas culturas de inverno

    O outono se iniciou na noite da quarta-feira (20) com previsão de que o fenômeno ...

    Leia mais >
© Copyright 2017, Todos os direitos reservados.