Fenadoce de Pelotas tem primeira candidata trans na disputa de rainha da festa

Sepé Tiaraju 23 novembro, 2018 Fonte:

Pela primeira vez na história, a Feira Nacional do Doce (Fenadoce) realizada em Pelotas tem uma candidata transgênero determinada a ocupar o posto de rainha ou princesa da festa. Alice Berny tem 20 anos e está entre as 20 candidatas que participam do concurso Corte Fenadoce 2019. O desfile oficial será realizado na noite desta quinta-feira (22) no município do Sul do Rio Grande do Sul.

“Por que não participar, né? Sou uma mulher como qualquer uma, então, eu encorajo todas a virem participar e virem pra minha torcida, torcerem por mim, que a gente está lá para representar a população LGBT”, defende Alice.

Natural de Pelotas, criada pela mãe e pelos avós, a candidata não se identificava com seu sexo biológico. Aos 14 anos, ela decidiu mudar a aparência e contou com todo o apoio da família.

“A grande maioria dos pais, quando detectam uma situação semelhante, colocam os filhos para a rua. E eles ficam lá, ficam soltos, passam os maiores trabalhos, mas felizmente conosco isso não aconteceu. O amor prevaleceu”, vibrou o avô Paulo Berny.

Apesar de ainda não ter feito a cirurgia de mudança de sexo, os documentos já estão no nome de Alice. “Durante a minha infância, eu sempre soube que era uma menina. Na verdade, eu vivia acreditando que eu era uma menina, até o momento em que eu percebi que o meu corpo e o da minha mãe tinham algumas diferenças físicas. Então, foi aí que deu aquela surpresa: nossa, eu não sou como minha mãe, eu sou como meu avô”, lembra a candidata.

Nos últimos anos, Alice já participou de concursos de beleza LGBT. Só que agora o desafio é maior porque representa uma quebra de paradigma, já que ela é a primeira representante transexual a participar da disputa pelo título de rainha da Fenadoce 2018. A organização da festa classifica o concurso como “inclusivo e democrático”.

Notícias Relacionadas

  • Sepé Tiaraju 15 dezembro, 2018

    MP apura denúncias de seis países diferentes contra João de Deus

    A força-tarefa criada pelo Ministério Público de Goiás (MPGO) apurou denúncias de abuso sexual contra ...

    Leia mais >
  • Sepé Tiaraju 15 dezembro, 2018

    COP25 será realizada no Chile em 2019

    O Chile será o país-sede da Conferência das Partes da Convenção do Clima das Nações Unidas, a ...

    Leia mais >
  • Sepé Tiaraju 15 dezembro, 2018

    Fepam inicia divulgação das condições de balneabilidade no estado

    A Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam) lança, neste sábado (15), o Projeto Balneabilidade 2018-2019. ...

    Leia mais >
© Copyright 2017, Todos os direitos reservados.