Feira do Peixe abre com expectativa de grande comercialização

Foto: Fernando Gomes
Sepé Tiaraju 17 abril, 2019 Fonte: Prefeitura de Santo Ângelo

A 26ª edição da Feira Municipal do Peixe de Santo Ângelo foi aberta solenemente no início da noite desta terça-feira, 16, com a presença de grande público no Pavilhão dos Hortigranjeiros da Avenida Venâncio Aires, atraído pelos produtos oferecidos pelos piscicultores e produtores da agricultura familiar e pela passagem da “Caravana da Barranca” que levou ao palco cantores e compositores de renome da música gaúcha.
O evento segue até a sábado, no horário das 9 às 22 horas, com exceção da sexta-feira Santa, 19, quando as vendas encerram-se ao meio dia. Estão sendo comercializadas porções de tilápias fritas, peixes vivos e in natura, cultivados em açudes, como carpa-capim, húngara, cabeçuda, espelho e prateada. Durante a feira também estão à venda de produtos coloniais da agricultura familiar e das agroindústrias locais.
Na abertura da feira, o prefeito Jacques Barbosa anunciou como meta do Governo Municipal para 2020 a impulsão da piscicultura promovendo debates de políticas públicas para o setor com a participação da Associação dos Produtores de Peixe de Santo Ângelo (APROPESA). “Santo Ângelo tem um potencial muito grande para a piscicultura. Precisamos transformar esse potencial para que tenha como resultado a geração de emprego para o trabalhador e mais renda na propriedade rural”, assinalou.
Segundo o coordenador das Agroindústrias e das Associações de Produtores da Secretaria da Agricultura, Diomar Formenton, em Santo Ângelo cerca de 200 propriedades rurais tem a piscicultura como atividade secundária e que podem vir a somar-se à APROPESA, fortalecendo a associação e aumentando significativamente a oferta de peixe ao consumidor. “A piscicultura é uma alternativa de renda importante para a agricultura familiar. Com o incentivo do Governo Municipal para a associação, teremos mais produtores, mais peixes e mais qualidade na produção”, afirmou. Formenton disse ainda, que parte da produção local pode ser comercializada por meio do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) e do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), ambos do Governo Federal, gerenciado pelo município.
COMERCIALIZAÇÃO
Na manhã desta quarta-feira, 17, o presidente da APROPESA, Alessandro Peppe, comemorou as vendas do primeiro dia da Feira Municipal do Peixe que, segundo ele, superou todas as expectativas dos filiados à associação e também dos produtores rurais e agroindústrias familiares estabelecidos no Pavilhão da Venâncio Aires.
FENAMILHO
O vice-prefeito e presidente da 19ª FENAMILHO Internacional, Bruno Hesse, e as soberanas da feira, Fabiane Koaski, e as princesas Daniele Lange e Thaís Lersch, participaram da solenidade de abertura, convidando o público presente para prestigiar a programação da feira, que inicia no próximo dia 27 até o dia 5 de maio.
CARAVANA
Responsável por levar um grande público ao Pavilhão de Hortigranjeiros da Avenida Venâncio Aires, a Caravana da Barranca ofereceu grandes apresentações de cantores nativistas consagrados como Érlon Péricles, Elton Saldanha, Os Angueras, Pirisca Grecco, Lincon Ramos, Junior Benaduce, Jader Leal, Renato Fagundes, Júlio Pereira, Rafael Madruga, Leandro Cachoeira, Gustavo Brandinho e Junior de La Cruz. O grupo de músicos estava de passagem por Santo Ângelo em direção a São Borja, onde participam do Festival da Barranca, que inicia nesta quinta-feira, 18, e segue até domingo.
O cantor Érlon Péricles, coordenador da caravana, destacou a articulação do deputado Eduardo Loureiro para as apresentações em Santo Ângelo, lembrando que o parlamentar é “Barranqueiro Emérito”, por suas ações em defesa do Festival da Barranca e da cultura gaúcha.

Notícias Relacionadas

  • Sepé Tiaraju 21 maio, 2019

    Deputado pede inclusão de agricultores em proposta de renegociação de dívidas da CEF

    A Caixa Econômica Federal deve lançar um programa de renegociação que vão oferecer descontos de ...

    Leia mais >
  • Sepé Tiaraju 15 maio, 2019

    Escolas de Santo Ângelo paralisaram em defesa da educação

    Escolas de Santo Ângelo paralisaram as aulas nesta quarta-feira, 15, pela contingência de gastos anunciadas ...

    Leia mais >
  • Sepé Tiaraju 14 maio, 2019

    Inaugurada nova Feira do Produtor de Caibaté

    A inauguração da nova Feira do Produtor Rural marcou o dia 10 de maio de ...

    Leia mais >
© Copyright 2017, Todos os direitos reservados.