FASA inicia pomar com 47 cultivares

Mudas começaram a ser plantadas no início de junho
Sepé Tiaraju 16 junho, 2019 Fonte: FASA

Mais um importante espaço pedagógico começa a tomar forma na Faculdade Santo Ângelo (FASA), o Pomar da Fazenda Escola. Com cerca de 425 mudas, a estrutura servirá para aproximar teoria e prática no curso de Agronomia, a partir de diferentes metodologias ativas. Serão realizadas aulas de disciplinas como Desenho Técnico, Fruticultura, Nutrição de Plantas, Entomologia, Fisiologia Vegetal, Tecnologia de Produção Vegetal e Matemática.

Para que teoria e prática estejam alinhadas desde o início do curso e as vivências contribuam com uma formação próxima da realidade profissional, a diversidade das frutíferas é peça-chave.  Dessa forma, o pomar da FASA terá laranja, bergamota, lima, limão, pêssego, ameixa, pera e figo, em um total de 47 cultivares diferentes.

“Há diversidade de espécies, algumas distribuindo a colheita ao longo do ano. Enquanto um pomar comercial pode ser focado em menor número de espécies, específicas para um tipo de mercado consumidor, aqui teremos o acompanhamento técnico do ciclo de diferentes espécies de frutíferas. Isso contribui para a formação agronômica inserindo o estudante no contexto do desenvolvimento local sustentável a partir da prática. Além disso, o pomar contribui para a sustentabilidade da instituição, produzindo alimento de qualidade”, explica o coordenador do curso de Agronomia, Me. Valmir de Quadros.

Dos 85 hectares de área da FASA, 10.000 m² foram reservados ao Pomar. O local foi escolhido considerando-se a posição solar, topografia, profundidade do solo, localização espacial e fertilidade do solo. Durante o semestre, foi realizada análise química do solo, com interpretação e correção; seleção de espécies adequadas ao objetivo do pomar; esquadrejamento, alinhamento e demarcação; e; por fim, o plantio e tutoramento.

Notícias Relacionadas

  • Sepé Tiaraju 11 julho, 2019

    BNDES disponibiliza R$ 23 bilhões para Plano Safra 2019/2020

    O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) disponibiliza, a partir de hoje (10), ...

    Leia mais >
  • Sepé Tiaraju 9 julho, 2019

    Vergilio Perius – presidente do Sistema Ocergs- Sescoop/RS

    No dia 04 de julho, foi celebrado o Dia Internacional do Cooperativismo e os 50 ...

    Leia mais >
  • Sepé Tiaraju 9 julho, 2019

    Fórum do trigo destacou viabilidade econômica da cultura

    Um estudo realizado pela Fundação ABC apontou que a cultura trouxe lucratividade aos produtores que ...

    Leia mais >
© Copyright 2017, Todos os direitos reservados.