Faculdade CNEC promove campanha de doador voluntário de medula óssea

Sepé Tiaraju 2 novembro, 2018 Fonte: A Tribuna

Aconteceu, na quarta-feira, 31 de novembro, na Faculdade CNEC Santo Ângelo, o lançamento da 2ª edição da campanha de doador voluntário de medula óssea. A ação está sendo desenvolvida pelo Hemocentro Regional de Santa Rosa em conjunto com a Faculdade CNEC Santo Ângelo, através do .Curso de Biomedicina e do Núcleo de Saúde Integrada da Faculdade.  A campanha tem como slogan “Seja um doador voluntário de medula óssea, doe esperança!”.

De acordo com a professora do curso de Biomedicina, Bruna Comparsi, vai ser feita a coleta de sangue e o cadastramento de cerca de 150 pessoas no Registro Nacional de Doadores Voluntários de Medula Óssea (REDOME). “As informações do REDOME também ficarão disponíveis no banco de dados mundial de doadores voluntários de medula óssea.”

A professora observa que o exame para verificar a compatibilidade genética entre doador e receptor exige tempo. “Com o cadastro da coleta e do exame já concluído acaba agilizando todo o processo no momento da procura por um doador compatível. Na doação de medula óssea, a chance de um paciente encontrar um doador compatível é de 1 em 100 mil pessoas.”

 COLETA DE SANGUE

Bruna Comparsi diz que a coleta vai ser realizada na terça-feira, 6, no Laboratório Escola de Biomedicina, no prédio 6 (subsolo) da CNEC Santo Ângelo. O horário de atendimento será das 8h30min às 12 horas e das 13h30min às 16 horas. A pessoa para ser doadora deve ter entre 18 a 54 anos e estar em bom estado de saúde. Para fazer a coleta é preciso que a pessoa leve documento de identificação com foto.

MEDULA ÓSSEA

A medula óssea, também conhecida como tutano, é um líquido gelatinoso que preenche a cavidade interna de vários ossos e fabrica elementos do sangue como hemácias (glóbulos vermelhos), leucócitos (glóbulos brancos) e plaquetas.

Notícias Relacionadas

  • Sepé Tiaraju 23 maio, 2019

    Prefeito sanciona lei para videomonitoramento nas escolas municipais

    As 42 escolas da rede pública municipal de ensino de Santo Ângelo terão monitoramento interno ...

    Leia mais >
  • Sepé Tiaraju 23 maio, 2019

    UTI Neonatal, há 10 anos salvando vidas

    A UTI Neonatal do Hospital Santo Ângelo entrou em funcionamento no dia 1º de maio ...

    Leia mais >
  • Sepé Tiaraju 23 maio, 2019

    Sitios arqueológicos das Missões receberão R$ 10 milhões em investimentos

    A presidente Nacional do IPHAN, Kátia Bogéa, visitou os quatro Sítios Arqueológicos da região das ...

    Leia mais >
© Copyright 2017, Todos os direitos reservados.