Exportação de máquinas agrícolas do RS para Argentina cai 56,7%

NULL
Lucas de Campos 22 dezembro, 2014 Fonte:

As medidas de internalização da produção de máquinas agrícolas na Argentina fizeram as exportações gaúchas para o segmento daquele país diminuírem em 56,7% entre 2007 e 2013. Em artigo publicado na Carta de Conjuntura deste mês, o economista da Fundação de Economia Estatística (FEE) Rodrigo Feix e o bolsista da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul (Fapergs) Eduardo Gasperi alertaram para a possibilidade de a indústria argentina passar a concorrer com a do Rio Grande do Sul.

A Argentina se prepara para entrar no grupo dos grandes exportadores de máquinas agrícolas. Um convênio assinado com a Venezuela fizeram aumentar as vendas desse segmento em 80,6% entre 2007 e 2013. Se essa tendência continuar, a balança comercial do setor deve ficar equilibrada.

Feix disse que, apesar de boa parte das vendas de máquinas gaúchas ser historicamente destinada para a Argentina, a queda nas exportações foi compensada pelo crescimento do mercado brasileiro. “A safra do Estado evoluiu menos do que a brasileira. A produção agrícola de fora favoreceu a indústria de máquinas e equipamentos do Rio Grande do Sul”, declarou Feix. Mesmo assim, a partir desse ano a produção pode começar a sentir os efeitos.

Fonte: Correio do Povo

© Copyright 2017, Todos os direitos reservados.