Excesso de umidade preocupa agricultores de Santo Ângelo

Chuvas no mês de julho trazem problemas para as culturas do trigo e pastagem
Lucas de Campos 14 julho, 2015 Fonte:

O excesso de umidade neste período do ano está trazendo enormes preocupações para os pequenos agricultores do município de Santo Ângelo. O alerta foi manifestado na manhã de hoje pelo chefe do escritório municipal da Emater, agrônomo Álvaro Uggeri Rodrigues.

         Segundo ele, a incidência de chuvas já vem ocorrendo desde o final do outono, ficando mais acentuado agora no meio do inverno, onde as precipitações estão acima da média. A cultura do trigo que está na fase do desenvolvimento vegetativo vem sofrendo devido a falta de luminosidade, ausência de temperaturas baixas e a forte umidade.

         Conforme o agrônomo da Emater, ainda é cedo para qualquer previsão de perdas com o trigo, porém a cultural irá sofrer com sua condição produtiva, ocorrendo no futuro o grande risco de doenças fungicas.

A previsão média de produtividade para essa safra é de 45 sacas/hectare. Em Santo Ângelo houve uma redução de plantio de 30%, reduzindo de 17.500 hectares para 12.500. Já o custo de produção irá variar de lavoura para lavoura, devendo ficar entre 40 a 50 sacas/hectare.

Álvaro Uggeri Rodrigues, esclarece que outra grande preocupação devido ao excesso de chuvas no período, está com a bovinocultura de leite. A pastagem disse o técnico estão sofrendo muito, especialmente devido ao pisoteio praticado pelo animal.

Dados apresentados pela Emater indicam que o elevado índice de precipitações durante o inverno são registrados desde 2014. Em maio do ano passado, Santo Ângelo registrou 320 milímetros de chuva, contra 205 agora em 2015. Em junho de 2014 choveu 350 milímetros, sendo que neste ano o mês registrou 255 milímetros.

Nestes primeiros 14 dias de julho a média de chuva na cidade já ultrapassa os 100 milímetros. A média de chuva anual em Santo Ângelo, segundo a Emater é de 1.700 milímetros, sendo que em 2014, houve um registro histórico de 2.700 milímetros. 

 

© Copyright 2017, Todos os direitos reservados.