EUA e China retomam conversas sobre guerra comercial

Sepé Tiaraju 1 agosto, 2018 Fonte: Notícias Agrícolas

Se a semana começou com o noticiário internacional mais morno sobre a questão da guerra comercial entre China e Estados Unidos a situação mudou nesta terça-feira (31) com a volta das conversas entre os líderes dos dois países. Os efeitos instantâneamente já começam a ser sentidos nas commodities, especialmente as agrícolas e, no início da tarde de hoje, os futuros da soja subiam mais de 3% na Bolsa de Chicago, levando os preços de volta à casa dos US$ 9,00 por bushel.

De acordo com informações da agência internacional Bloomberg, os representantes da Secretaria do Tesouro dos EUA, Steven Munchin, e o vice-premiê chinês Liu He voltaram a se encontrar para conversas privadas, em uma forma de buscar retomar suas negociações.

Segundo fontes ouvidas pela agência – que pediram para manter seu anonimato – afirmam ainda que os cronogramas específicos e os assuntos todos que serão discutidos nestas novas conversas ainda não foram definidos, porém, o que pode ser adiantado é que há um consenso entre os líderes de que mais negociações têm de acontecer.

Com os dois lados se recusando a ceder, as conversas entre China e Estados Unidos estava paradas há semanas e são retomadas às vésperas de uma nova onda de tarifações por parte dos EUA sobre as importações chinesas na casa dos US$ 16 bilhões que pode entrar em vigor nesta quarta-feira (1).

A reação do mercado financeiro também é imediata. Nos Estados Unidos – e mundo a fora – os principais índices acionários sobem, bem como as bolsas de valores. Entre as commodities, apenas o petróleo e o trigo recuavam, enquanto as metálicas subiam – lideradas pelo cobre, com ganhos de mais de 1% – tal qual as agrícolas, com a soja na ponta, já que é um dos principais assuntos na pauta de discussão.

Notícias Relacionadas

  • Sepé Tiaraju 18 agosto, 2018

    Concurso elegerá melhores produtos das agroindústrias familiares

    Durante a 20ª Feira da Agricultura Familiar da Expointer, um concurso promovido pela Secretaria do ...

    Leia mais >
  • Sepé Tiaraju 17 agosto, 2018

    Diversidade de ações na 41ª Expointer marca os 25 anos do SENAR-RS

    A fim de estimular iniciativas de inovação no campo e estreitar o relacionamento com o ...

    Leia mais >
  • Sepé Tiaraju 15 agosto, 2018

    Soja opera com leve baixa nesta 4ª feira

    O mercado internacional da soja volta a recuar nesta quarta-feira (15) na Bolsa de Chicago. ...

    Leia mais >
© Copyright 2017, Todos os direitos reservados.