“Estatuto da Cidade e a Gestão Democrática Municipal” abre Simpósio de Estudos Jurídicos na URI

Simpósio de Estudos Jurídicos prossegue até quinta-feira, 17 (Gilda Gonçalves Karlinski)
Sepé Tiaraju 15 maio, 2018 Fonte:

Iniciou na manhã de terça-feira, 15, na URI Santo Ângelo, o XXI Simpósio de Estudos Jurídicos, XVIII Mostra Regional de Trabalhos Jurídicos, XVIII Encontro de Egressos e o Encontro do Ministério Público, eventos que oferecem importantes temas jurídicos-sociais, bem como a oportunidade de universitários da iniciação científica e pesquisadores apresentarem seus estudos.

Na abertura do Simpósio, o acadêmico João Francisco Cócaro interpretou músicas nativistas, propondo reflexão em torno das letras. Na sequência, a coordenadora do curso de Direito, doutora Charlise Gimezez deu as boas-vindas, questionando “qual o nosso papel no mundo. Ficamos perguntando que tipo de país desejamos, como é a universidade que queremos, como deve ser o ar que respiramos… quando devemos mesmo é perguntar o que vamos fazer para mudar o mundo, a universidade, o ar”.

Ao abordar a graduação em Direito, a coordenadora observou que “não devemos buscar uma formação aprofundada em especialidade, porque desse modo, caminharíamos para ser máquinas. Precisamos também orientar e ensinar as pessoas a serem gente, humanos, que sentem e que amam”.

A palestra de abertura, “Estatuto da Cidade e a Gestão Democrática Municipal”, foi ministrada pela professora doutora Janaína Rigo Santin, tendo como coordenadora a professora Luana de Almeida e como debatedores a professora doutora Janete Rosa Martins e o acadêmico de Direito Lucas Jeske de Lima Gonçalves.

A noite de terça-feira tem duas palestras no programa: “A Necessidade de uma nova leitura do Sistema Prisional”, com André Girotto e “O Papel do Gestor no Sistema Prisional e os Desafios da Gestora Mulher”, com Maria Carolina Guites Jagieski.

A XVIII Mostra Regional de Trabalhos Jurídicos acontece dias 15 e 16 de maio, sempre à tarde, no prédio 18, onde em diferentes ambientes, as bancas avaliam os 150 trabalhos aprovados, provenientes de instituições superiores do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Rondônia e Brasília. Em cada banca avaliadora estão presentes docentes da URI Santo Ângelo, bem como doutorandas/os e mestres/as da casa.

A programação a ser desenvolvida dias 16 e 17 é a seguinte:

16 de maio

8:30 – 11:30 – Justiça Militar da União e o julgamento dos crimes militares por extensão (Lei 13.491/2017 ) – Mauro Cesar Maggio Sturmer

13:30 – 17:30 – Mostra Regional de Trabalhos Jurídicos

19:30 – 22:30 – I Semana do Ministério Público de Santo Ângelo

17 de maio

8:30 – 11:30 – Aportes teóricos e práticos da leitura jurisprudencial – Aline Adams

19:30 – 22:30 – I Semana do Ministério Público de Santo Ângelo

Notícias Relacionadas

  • Sepé Tiaraju 11 agosto, 2018

    Direito da URI tem colação de grau neste sábado

    O curso de Direito da URI Santo Ângelo realiza no sábado,11, às 19h30, no Colégio ...

    Leia mais >
  • Sepé Tiaraju 11 agosto, 2018

    Alunos da Escola da URI constroem experimentos baseados em Hidrostática

    Os alunos da turma 221 do Ensino Médio da Escola da URI realizaram, na disciplina ...

    Leia mais >
  • Sepé Tiaraju 9 agosto, 2018

    Curso de Arquitetura e Urbanismo da URI promove exposição

    Estudantes do 1º semestre do curso de Arquitetura e Urbanismo da URI Santo Ângelo realizam, ...

    Leia mais >
© Copyright 2017, Todos os direitos reservados.