Espaço Cultural Marechal Rondon é novo ponto turístico de Santo Ângelo

NULL
Lucas de Campos 19 janeiro, 2015 Fonte:

Andres sancionou lei de autoria da vereadora Zilá Andres ontem, 19

O prefeito de Santo Ângelo, Valdir Andres, sancionou nesta segunda-feira, 19, a Lei 3.929 de autoria da vereadora Zilá Andres. A iniciativa torna o Espaço Cultural Marechal Rondon, localizado no 1º Batalhão de Comunicações (1o BCom), ponto turístico de Santo Ângelo.

De acordo com a vereadora Zilá Andres, a nova legislação busca enriquecer a rota turística da Capital das Missões.

Marechal Cândido Mariano da Silva Rondon nasceu em 5 de maio de 1865 em Mimoso (MS). No Exército Brasileiro, marechal Rondon participou da construção das linhas telegráficas que interligaram as regiões Centro Oeste e Amazônica às linhas existentes no Rio de Janeiro, São Paulo e Triângulo Mineiro. Nesse período, foram instalados mais de 4,5 mil quilômetros de linhas telegráficas.

Pelos trabalhos realizados na área de Comunicações do Exército Brasileiro, marechal Rondon é reconhecido como o Patrono das Comunicações.

O Espaço Cultural Marechal Cândido Mariano da Silva Rondon, foi inaugurado em 14 de dezembro de 1972. O acervo é composto por objetos doados pela família do marechal Rondon.

A sanção da Lei 3.929 foi acompanhada pelo comandante do 1o BCom, coronel Jorge Luis Domingos Ferreira; pelo sargento José Apolinário dos Santos; pelo secretário da Fazenda, Eliseu Morin e pelo diretor do Gabinete do Prefeito, Celso Ritter.

Durante a sanção da nova legislação o comandante do 1o BCom, coronel Jorge Luis Domingos Ferreira, disse que este é um momento histórico para o 1o Batalhão de Comunicações, principalmente, porque em 2015, o marechal Rondon completa 150 anos. Ferreira destacou ainda que diversas atividades estão sendo programadas para comemorar a data.

Já o prefeito Valdir Andres ressaltou que a partir de agora o Espaço Cultural Marechal Rondon estará inserido nas atividades culturais do município. A visitação ao Espaço Cultural Marechal Rondon é gratuita e as visitas guiadas. Não há necessidade de agendamento prévio.

Na foto: Celso Ritter, coronel Jorge Luis Domingos Ferreira, Zilá Andres, prefeito Andres,

sargento José Apolinário dos Santos e Eliseu Morin

Fonte: Priscila Nhoatto/AI Prefeitura de Santo Ângelo

© Copyright 2017, Todos os direitos reservados.