Entregue as obras de remodelação da pista do Aeroporto de Santo Ângelo

Para melhorias na estrutura foram investidos R$ 6 milhões
Lucas de Campos 23 maio, 2016 Fonte:

Em solenidade realizada no último domingo, 22, o governo do Estado entregou as obras de melhoria da pista do Aeroporto Regional Sepé Tiaraju de Santo Ângelo. A conclusão dos trabalhos e reinauguração do aeródromo era aguardada com expectativa pela comunidade de toda a região das Missões.

Durante pronunciamento, o prefeito de Santo Ângelo, Valdir Andres, agradeceu a todos os que cooperaram para a execução das melhorias na pista do Aeroporto Regional. Andres destacou que desde que assumiu o Poder Executivo em 2013 começou a lutar pelo início e conclusão da obra. “Diversos entraves contratuais, burocráticos e financeiros precisaram ser superados para que a obra fosse concluída e o governador José Ivo Sartori e o secretário de Transportes, Pedro Westphalen tiveram um papel fundamental nesse processo. As equipes da Secretaria dos Transportes e do Departamento Aeroportuário também realizaram um trabalho extraordinário”, salientou Andres.

Representando o governador José Ivo Sartori, o secretário Estadual dos Transportes, Pedro Westphalen, ressaltou que a conclusão da obra do Aeroporto de Santo Ângelo foi definida como uma das prioridades da Secretaria dos Transportes. “O Rio Grande do Sul é um Estado com dimensão de país e precisa ter essa integração regional. Por isso, o governo do Estado lançou o Programa Estadual de Desenvolvimento da Aviação Regional (PDAR-RS), com diminuição do ICMS, o que possibilitou a inauguração dessa obra, parada desde 2010”, disse Westphalen.

Encerrando a solenidade, Westphalen fez a entrega oficial de um caminhão Brand New de combate a incêndio para o Corpo de Bombeiros. O modelo Brand New é especial para utilização em aeroportos. As chaves do veículo foram entregues à capitã Josiane Teloeken, comandante do 11º Comando Regional de Bombeiros (11º CRB).

Estiveram presentes na solenidade os deputados federais, Darcísio Perondi, Pompeo de Mattos e Cajar Nardes; o deputado estadual, Eduardo Loureiro; o secretário Estadual de Obras, Saneamento e Habitação, Gerson Burmann; o diretor do Departamento de Gestão do Programa Federal de Auxílio a Aeroportos (PROFAA), Eduardo Bernardi; a diretora do Departamento Aeroportuário, Lígia Barreto; o ex-secretário-adjunto dos Transportes, engenheiro Humberto Canuso e o secretário-adjunto dos Transportes, Vanderlan Frank Carvalho.

 

Azul Linhas Aéreas confirma voo para setembro

Ainda durante a solenidade, o gerente Regional de Aeroportos da Azul Linhas Aéreas, José Luiz Feiber, confirmou o interesse da Azul em operar no Aeroporto de Santo Ângelo a partir de setembro. A Azul Linhas Aéreas pretende oferecer um voo diário com destino a Porto Alegre.

Este será o sétimo destino da Azul Linhas Aéreas no Rio Grande do Sul. Atualmente, os destinos oferecidos pela companhia em solo gaúcho são Porto Alegre, Caxias do Sul, Pelotas, Santa Maria, Passo Fundo e Uruguaiana.

 

Nova pista

A pista do Aeroporto de Santo Ângelo recebeu investimentos na ordem de R$ 6 milhões. Os recursos são provenientes do Estado e da União, aplicados através do Programa Federal de Auxilio a Aeroportos (Profaa).

Esse aporte financeiro foi utilizado para restauração e reforço do pavimento, sinalização e cercamento da pista do Aeroporto Regional de Santo Ângelo, que possui 30 metros de largura e extensão de 1.625 metros. Com a nova estrutura, a pista está apta a receber aviões de maior porte, como -737-300, B-737-400 e A-320.

 

A OBRA

A obra de remodelação da pista do Aeroporto Regional de Santo Ângelo foi licitada ainda em 2010. Somente em 2013, a Cotrel foi contratada para execução das obras e mesmo com os pousos e decolagens paralisados em 17 de junho de 2013, as obras só iniciaram em agosto.

Em outubro de 2013, quando deveriam estar concluídas as obras de melhoria estavam paralisadas devido a entraves burocráticos e atraso no repasse de recursos do governo do Estado. Já em agosto de 2014, a Cotrel reiniciou os serviços de readequação na pista do aeroporto.

Em outubro de 2014, os trabalhos foram interrompidos novamente, permanecendo paralisados até outubro de 2015 quando foram reiniciados e prosseguiram até a conclusão da obra, já que a obra foi definida como prioridade pelo governo do Estado.

 

© Copyright 2017, Todos os direitos reservados.