Emitidas 200 guias de trânsito animal para o Desfile Farroupilha

Sepé Tiaraju 18 setembro, 2018 Fonte: A Tribuna

Com a aproximação do Desfile Farroupilha aumentou o fluxo de equinos na área urbana de Santo Ângelo. A Inspetoria de Defesa Agropecuária está atenta a essa questão. A informação é do médico veterinário Luis Cláudio Coutinho.

De acordo com Coutinho, até o momento foram apresentadas 200 guias de trânsito de animal (GTA) para Inspetoria de Defesa Agropecuária, mas a expectativa é que esse número aumente até quarta-feira, 19, prazo limite para apresentação da documentação. “Esse número é inferior ao total de 400 guias do ano passado. Acreditamos que esse total de guias vai ampliar até o encerramento da inscrição”, diz.

O médico veterinário alerta que os proprietários de equinos precisam estar atentos aos prazo para evitar as multas que chegam a 100 UPFs (Unidade Padrão Fiscal), ou seja, R$ 1.800 por animal. “Para emissão da guia é preciso que os animais estejam em dia com os exames de anemia infecciosa, mormo e tenha a vacina contra a gripe equina. Quem tira a guia fica habilitado. Esse ano foi ampliado o prazo para emissão das guias. A abertura da liberação das guias de trânsito de animais aconteceu durante a Expointer, em Esteio.

DESFILE

Em relação ao Desfile do dia 20 de Setembro, Coutinho explica que foram feiras várias reuniões com a 14ª Coordenadoria Regional de Educação, as nove entidades tradicionalistas da cidade e o Núcleo Missioneiro de Criadores de Cavalos Crioulos (NMCCC). Na oportunidade foi assinado um termo de corresponsabilidade sanitária. “As entidades tradicionalistas orientam e encaminham os dados dos animais que irão desfilar. No dia do desfile a Inspetoria de Defesa Agropecuária, juntamente com técnicos da Prefeitura, farão o trabalho de fiscalização.  Controle será por amostragem em acampamento na esquina das ruas Bento Gonçalves com a Marechal Floriano, onde haverá concentração de animais”.

Notícias Relacionadas

  • Sepé Tiaraju 15 fevereiro, 2019

    Governo torna mais ágil autorização para importação de alimentos

    O governo federal tornou mais ágil o processo de autorização para importação de alimentos de ...

    Leia mais >
  • Sepé Tiaraju 15 fevereiro, 2019

    Faturamento das cooperativas agropecuárias cresce 25% no RS

    A valorização das commodities agrícolas no mercado internacional ajudou as cooperativas agropecuárias do Rio Grande ...

    Leia mais >
  • Sepé Tiaraju 14 fevereiro, 2019

    Anvisa proíbe venda de lotes de frango da Perdigão

    A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) proibiu a venda e a distribuição, em todo ...

    Leia mais >
© Copyright 2017, Todos os direitos reservados.