Dia de Campo enfatiza Gestão da Propriedade em São Miguel das Missões

Deise A. Froelich
Sepé Tiaraju 10 dezembro, 2018 Fonte:

Com o propósito de compartilhar experiências e conhecimentos técnicos construídos com vistas à sustentabilidade nas atividades desenvolvidas na unidade produtiva da família Gerhke, no Rincão dos Ribas, em São Miguel das Missões, a Emater/RS-Ascar realizou um dia de campo que integrou agricultores, técnicos e lideranças municipais. O público foi recepcionado, na quinta-feira (06/12), na propriedade dos agricultores Mauri e Tânia Gehrke.

Na oportunidade foram apresentados resultados do Programa de Gestão Sustentável da Agricultura Familiar, executado pela Emater/RS-Ascar e coordenado pela Secretaria Estadual de Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo (SDR). Através de ações de assistência técnica, o Programa prevê a elaboração de diagnóstico detalhado da unidade de produção e após análise dos dados, a realização de planejamento e execução das ações para os anos subsequentes.

Entre as ações pactuadas com a família Gerhke e já implementadas, com assistência da Emater/RS-Ascar, estão o acesso ao crédito rural; projeto técnico para construção de açude financiado pelo Feaper; implantação de sistema de irrigação para cinco hectares de pastagens financiado pelo Pronaf; implantação de sistema silvipastoril com consórcio de 2,5 hectares de eucalipto e tifton 85 com recursos da família, além do acompanhamento e assessoramento da produção de milho e soja. A família também participou de dia de campo sobre as atividades econômicas, ambientais e sociais, como forma de ampliar e compartilhar experiências. Através da atuação da Emater/RS-Ascar junto à família também foram realizadas ações para facilitar o trabalho doméstico, orientações gerais sobre conservação e manejo de solos, manejo do rebanho leiteiro, quanto à alimentação e sanidade dos bovinos, bem como quanto ao manejo das culturas da soja e do milho.

No Dia de Campo os participantes acompanharam estações sobre o Programa de Gestão Sustentável, com apresentação da propriedade que sediou o evento, orientações sobre sistemas de irrigação em pastagens, sistema silvipastoril e segurança e soberania alimentar. As estações foram conduzidas pelos técnicos do escritório municipal da Emater/RS-Ascar de São Miguel das Missões, Gomercindo Rodrigues Vargas, Edson Santos Leal e Fátima Denise Zink Primaz, e pelo técnico do escritório municipal de Entre-Ijuís, Nélio Newinski.

Entre as lideranças presentes no dia de campo estiveram o secretário municipal da Agricultura, Odalgiro Munaretto e o presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Neri Lemos de Andrade.

Notícias Relacionadas

  • Sepé Tiaraju 15 fevereiro, 2019

    Governo torna mais ágil autorização para importação de alimentos

    O governo federal tornou mais ágil o processo de autorização para importação de alimentos de ...

    Leia mais >
  • Sepé Tiaraju 15 fevereiro, 2019

    Faturamento das cooperativas agropecuárias cresce 25% no RS

    A valorização das commodities agrícolas no mercado internacional ajudou as cooperativas agropecuárias do Rio Grande ...

    Leia mais >
  • Sepé Tiaraju 14 fevereiro, 2019

    Anvisa proíbe venda de lotes de frango da Perdigão

    A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) proibiu a venda e a distribuição, em todo ...

    Leia mais >
© Copyright 2017, Todos os direitos reservados.