DIA D CONTRA A HEPATITE Saúde realiza 38 testes rápidos

Duas pessoas apresentaram resultado positivo reagente e receberão acompanhamento médico
Lucas de Campos 29 julho, 2015 Fonte:

Em comemoração ao Dia Mundial de Luta Contra as Hepatites Virais – comemorado em 28 de julho –, a Secretaria de Saúde de Santo Ângelo realizou na última terça-feira, 28, uma série de atividades.

No Posto da 22 de Março e no Centro Social Urbano (CSU) foram disponibilizados testes rápidos e gratuitos para o diagnóstico de Hepatites B e C.

Além disso, a equipe da Secretaria de Saúde coordenou uma mobilização na Praça Ricardo Leônidas Ribas, com orientações sobre a doença e o tratamento. Foi realizada a distribuição do Manual de Prevenção de Infecções Associadas a Procedimentos Estéticos, distribuídos pelo governo do Rio Grande do Sul.

De acordo com a coordenadora da Vigilância Epidemiológica e Imunizações da Secretaria de Saúde de Santo Ângelo, enfermeira Juliane da Rosa, foram realizados 38 testes rápidos de Hepatite B e C e o resultado conhecido apresentou dois casos positivos para a Hepatite C. “Foi realizada a triagem e os exames com resultado positivo reagente terão os laudos encaminhados ao médico e, consequentemente, para a sorologia”, explicou.

Juliane explicou que desde o início de 2015, foram registrados em Santo Ângelo 22 casos de notificações da Hepatite. “Foram três casos confirmados e no momento 49 pessoas estão realizando acompanhamento médico pelo Sistema Único de Saúde (SUS)”, afirmou.

O “Dia D Contra a Hepatite” em Santo Ângelo é organizado pela coordenadora da Vigilância Epidemiológica e Imunizações, enfermeira Juliane da Rosa e pelo coordenador do Serviço de Atendimento Especializado/DST/Aids/Hepatites Virais, Rafael Teischmann.

© Copyright 2017, Todos os direitos reservados.