Descobri a doença num exame preventivo, conta José Lima Gonçalves

Sepé Tiaraju 13 novembro, 2018 Fonte:

“Foi um momento muito difícil na minha vida. Obtive o diagnóstico da doença na época em que a minha esposa fazia tratamento contra o câncer de mama. Eu tinha 58 anos”. Essa é recordação do ex-prefeito José Lima Gonçalves que soube da doença num exame preventivo, atendendo um pedido da esposa.

Lima conta que no primeiro exame de PSA o resultado apresentou alteração. “O médico me receitou medicação que ajudou. Novos exames e tudo se normalizava. Um tempo depois novas avaliações e o resultado novamente alterado. Comecei uma sequência de exames que novamente apresentavam alterações”, diz.

O político revela que neste quatro anos de sequência de exames médicos foram feitas duas biópsias cujo resultado não apresentava alteração. No entanto o exame de PSA seguia dando alteração. Foi então que o médico fez um terceiro pedido para tirar qualquer dúvida. “O médico antes mesmo do exame disse que dificilmente haveria problema, mas por precaução seria importante uma terceira biópsia da próstata. Foi feita a coleta de amostras. Quando chegou o resultado o patologista conversou comigo. Ele me informou que o diagnóstico tinha dado alteração num dos fragmentos. Foi então que meu urologista pediu um exame histoquímico que deu resultado positivo para o câncer de próstata. Lembro que quando recebi a notícia fiquei sem chão, pensei na minha família. Tinha nascido meu segundo neto. Eu me perguntava será que ainda vou ver meus netos formados. Isso mexeu muito comigo. No entanto, como tenho uma formação cristã, a fé em Deus me fez acreditar na cura.”

O ex-prefeito tinha recebido o diagnóstico no dia 28 de fevereiro; no dia 18 de março internou-se no Hospital Santo Ângelo e no dia 19 do mesmo mês fez a cirurgia. “Fiquei internado uma semana. A cirurgia feita pelo médico Daniel Leal foi um sucesso. Fiquei muito grato com ele e o médico assistente, Rafael Fontoura, e o anestesiologista, Egmar Vier. Em 15 dias já estava recuperado”.

Por ser uma pessoa pública, Lima lembra da repercussão que teve seu caso na comunidade. “Meu amigo Wilson Willges repassava as informações sobre a minha saúde nos veículos de comunicação. O fato chamou a atenção. Desde que tive essa doença tenho procurado alertar as pessoas para que façam exames periódicos para que a doença possa ser diagnosticada de forma precoce como foi meu caso. O câncer de próstata tem cura desde que descoberto a tempo.”

Notícias Relacionadas

  • Sepé Tiaraju 13 dezembro, 2018

    Governo libera 100% de capital estrangeiro nas aéreas nacionais

    O presidente Michel Temer assinou hoje (13) medida provisória (MP) que autoriza as empresas de ...

    Leia mais >
  • Sepé Tiaraju 13 dezembro, 2018

    Lotérica de Panambi é assaltada

    Foi registrado, na quarta-feira, 12, mais um assalto na Lotérica Tira-Teima em Panambi. A dupla ...

    Leia mais >
  • Sepé Tiaraju 13 dezembro, 2018

    Sartori assina decreto que regulamenta a Força Gaúcha de Pronta Resposta

    O governador José Ivo Sartori assinou, nesta quinta-feira (13), o decreto que regulamenta a Força ...

    Leia mais >
© Copyright 2017, Todos os direitos reservados.