Dengue mobiliza Secretaria de Saúde

NULL
Lucas de Campos 10 abril, 2015 Fonte:

Já está funcionamento em Santo Ângelo, a Sala de Situação da Dengue. A implantação do espaço foi anunciada na última terça-feira, 7, durante reunião com representantes da Secretaria Estadual de Saúde (SES), da Secretaria de Saúde de Santo Ângelo e da 12ª Coordenadoria Regional de Saúde (12ª CRS).

Até ontem, 10, já estavam confirmados cinco casos de dengue em Santo Ângelo. Na terça-feira, 7, eram apenas dois.

A Sala de Situação da Dengue deverá servir de referência e reunir todas as informações referentes à situação da dengue em Santo Ângelo. Semanalmente deverão ser realizadas reuniões para definir as estratégias de enfrentamento e monitoramento da doença.

Nesses encontros serão discutidas as ações de Vigilância Ambiental, que estão relacionadas ao controle do Aedes Aegypti – mosquito transmissor da dengue – e de Vigilância Epidemiológica, que se referem aos casos confirmados e suspeitos de dengue do município.

A primeira reunião da Sala de Situação da Dengue está marcada para as 13h30 da próxima segunda-feira, 13. Já na terça-feira, 14, às 9 horas acontece a reativação do Comitê de Enfrentamento à Dengue, que foi implantado em 2014 e é integrado por representantes de 20 entidades.

A implantação contou com a presença do secretário adjunto de Saúde do Rio Grande do Sul, Francisco Paz; da chefe da Divisão de Vigilância Ambiental em Saúde do Centro Estadual de Vigilância em Saúde (CEVS), Rosane Prato; da vice-prefeita de Santo Ângelo, Nara Damião Makvitz; da secretária de Saúde, Claudete da Cruz; do coordenador da Vigilância Sanitária da Secretaria de Saúde de Santo Ângelo, Ubiratan Alencastro e do coordenador Regional de Saúde, Antônio Sartori.

PLANTÃO DA DENGUE

Assim como no final de semana passado, neste sábado, 11, e no domingo, 12, será realizado em Santo Ângelo o Plantão da Dengue.

De acordo com o coordenador da Vigilância Sanitária da Secretaria de Saúde, Ubiratan Alencastro, as ações terão como foco o recebimento de denúncias e bloqueios de casos. Alencastro explicou que uma pessoa estará de plantão para receber as denúncias, enquanto uma equipe da Vigilância Ambiental estará à disposição para verificar os casos in loco. “Outra equipe estará dando continuidade ao trabalho de campo”, ressaltou.

Esse trabalho será realizado ininterruptamente das 8 horas às 17 horas. As denúncias devem ser realizadas pelo telefone (55) 3313.1160.

Além do Plantão da Dengue será realizado neste sábado, 11, das 13 horas às 17 horas, atendimento da Pediatria na Secretaria de Saúde. Está confirmado também o plantão no Posto de Saúde Doutor Ernesto Nascimento Sobrinho (o Posto da 22 de Março) no sábado, 11, e no domingo, 12.

© Copyright 2017, Todos os direitos reservados.