Definidos representantes de Porto Lucena para Festival de Pratos de Soja

Concurso municipal teve a participação de 30 integrantes de 16 clubes de mães.
bernardi 7 março, 2018 Fonte: Assessoria de Imprensa da Emater/RS-Ascar - Regional Santa Rosa

O município de Porto Lucena estará representado no Festival Regional de Pratos de Soja, que acontece no dia 02/05, durante a Feira Nacional da Soja (Fenasoja), no Parque Municipal de Exposições de Santa Rosa. Para a escolha dos pratos foi realizado um concurso municipal no último dia 1º/03, com a participação de 30 integrantes de 16 clubes de mães.
Segundo a extensionista social da Emater/RS-Ascar, Nádia Carazzo, a diversidade do uso da soja na alimentação humana esteve representada no concurso municipal em oito pratos doces e oito pratos salgados. Foram classificados para o Festival Regional, o pastelão de soja, elaborado pelo Clube de Mães da Linha Guajuvira e o bolo de soja com laranja, feito pelo Clube de Mães da Linha Nova Norte.
Entre as lideranças que participaram do concurso estiveram o prefeito de Porto Lucena, Jair Wagner, o gerente do Sicredi, Altair José Lenz, gerente da Cresol, Douglas, Abransson, nutricionista Aline Bernard e a assistente técnica regional da Emater/RS-Ascar Lisete Maria Primaz.
O Festival de Pratos Derivados de Soja tem mobilizado a Fronteira Noroeste e as Missões em seletivas municipais, sendo que até o momento está confirmada a participação de 38 municípios no evento regional, organizado pela Emater/RS-Ascar e apoiado pela Coopermil e Administrações Municipais.
Os objetivos do evento são de valorizar a soja produzida pela agricultura familiar que faz parte da cultura regional; incentivar a divulgação do consumo de soja de forma prática, saudável, complementar e diversificada na alimentação humana; realizar um trabalho educativo para a produção de soja orgânica, principalmente contra o uso abusivo e indiscriminado dos biocidas; estimular a criatividade e valorização das receitas preparadas diariamente pelas agricultoras; unir a cultura da soja com as características e a história dos municípios da região; e ser um atrativo e referencial da Fenasoja, culminando com o trabalho educativo desenvolvido pelas equipes municipais da Emater/RS-Ascar da região.
As receitas selecionadas serão publicadas em um livro que será lançado durante a Feira.

Notícias Relacionadas

  • Sepé Tiaraju 19 janeiro, 2019

    Furto de combustível causou explosão que matou ao menos 66 pessoas

    As autoridades mexicanas confirmaram que já chega a 66 o número de pessoas mortas na explosão de ...

    Leia mais >
  • Sepé Tiaraju 19 janeiro, 2019

    Temporal causa alagamentos em Santo Ângelo

    Mais de 40 moradias tiveram problemas de alagamentos em virtude do temporal ocorrido na madrugada ...

    Leia mais >
  • Sepé Tiaraju 19 janeiro, 2019

    OMS lista as 10 principais ameaças para a saúde em 2019

    Surtos de doenças preveníveis por vacinação, altas taxas de obesidade infantil e sedentarismo, além de ...

    Leia mais >
© Copyright 2017, Todos os direitos reservados.