Curso promove ação que incentiva doação de medula óssea

NULL
Lucas de Campos 9 novembro, 2015 Fonte:

No mês em que se comemora o dia do biomédico, o curso de biomedicina do Iesa promove diversas ações na comunidade. Nesta quarta-feira, 11, a partir das 18h30min o curso realiza uma atividade voltada para a doação de medula óssea.

De acordo com a professora do curso de Biomedicina, Bruna Comparsi, a intenção é levar as pessoas a realizarem um cadastro no Registro Nacional de Doadores de Medula Óssea (Redome), “Para que aconteça a doação, é preciso que o doador realize o cadastro, depois disso a gente coleta o sangue do doador, mandamos para análise e os dados ficam armazenados no registro a espera de um receptor compatível”, destaca.

 No entanto, a possibilidade disso acontecer, de acordo com a professora Bruna, é de um em 100mil, por isso a importância de toda a comunidade participar do registro.

Para realizar o registro não é necessário estar em jejum, basta não ingerir alimentos pesados horas antes do procedimento. É preciso levar um documento com foto e doar 5ml de sangue. O doador em potencial precisa ter entre 18 e 55 anos de idade e não ser portador de nenhuma doença que possa ser transmitida através do sangue.

© Copyright 2017, Todos os direitos reservados.