Cuba elege 1º presidente após 60 anos dos irmãos Castro

Sepé Tiaraju 18 abril, 2018 Fonte: Agência Brasil

A Assembleia Nacional de Cuba se reúne nesta quarta-feira, 18, para escolher o próximo presidente da ilha caribenha que, nas últimas seis décadas, foi governada pelos irmãos Castro: Fidel, que morreu aos 90 anos, e Raúl, que prometeu se aposentar aos 86. O novo líder será o primeiro, desde a Revolução Cubana, com outro sobrenome e representando uma geração mais jovem do que aquela que pegou em armas para derrubar a ditadura de Fulgencio Batista (1952-1959) e desafiar os Estados Unidos (EUA), estabelecendo um regime socialista a 150 quilômetros de sua costa.
O novo presidente de Cuba assume em um momento delicado. A Venezuela, que fornece petróleo e sustentava o regime cubano, hoje enfrenta grave crise econômica, marcada pela hiperinflação, o desabastecimento e o isolamento internacional.

Com a mudança de governo em 2017, os Estados Unidos recuaram no processo de reaproximação – primeiro passo para o fim do bloqueio econômico, comercial e financeiro que continua impondo à ilha. O presidente norte-americano, Donald Trump, (eleito também com o voto dos cubanos que imigraram para os EUA e que exigem a derrubada do comunismo na ilha), limitou viagens e investimentos (dos norte-americanos) em Cuba.

Raúl Castro diz que foi eleito presidente para “defender, manter e continuar aperfeiçoando o socialismo cubano – e não para destruí-lo”.

A eleição representa o fim de uma era, mas muitos observadores acham que, na prática, pouca coisa mudará na vida dos 11,5 milhões de cubanos: o Partido Comunista de Cuba (PCC) continua sendo o único e Raúl Castro seu chefe.

A expectativa é de que o cargo seja ocupado pelo atual vice-presidente, Miguel Díaz-Canel, de 57 anos, que nasceu depois da revolução, não usa farda, mas defende os ideais do Partido Comunista Cubano (PCC), onde atua desde jovem.

O presidente de Cuba, Raúl Castro – Arquivo Agência Brasil

Notícias Relacionadas

  • Sepé Tiaraju 12 dezembro, 2018

    Homem mata ex-companheira com mais de 10 facadas em São Nicolau

    A Região das Missões teve mais um registro de feminicídio brutal. Um homem matou a ...

    Leia mais >
  • Sepé Tiaraju 12 dezembro, 2018

    Quatro réus do caso do menino Bernardo serão julgados em março

    Os quatro réus do processo que apura a morte do menino Bernardo Boldrini, ocorrida em ...

    Leia mais >
  • Sepé Tiaraju 12 dezembro, 2018

    Mulher fica ferida em acidente de trânsito no centro de Crissiumal

    Um acidente de trânsito com lesão corporal foi registrado pela Brigada Militar de Crissiumal na ...

    Leia mais >
© Copyright 2017, Todos os direitos reservados.