CTG Tio Bilia promove a 23ª Gincana Cultural neste domingo

A 23ª Gincana Cultural e Social do CTG Tio Bilia é aberta ao público - Foto: Roni Junker
Sepé Tiaraju 21 abril, 2018 Fonte: CTG Tio Bilia

Acontece neste domingo, 22, a 23ª Gincana Cultural e Social do CTG Tio Bilia. O evento tem como objetivo promover o resgate da sabedoria popular sobre a medicina campeira/caseira, divulgando aspectos relacionados ao assunto, bem como fortalecer laços entre os participantes, num intercâmbio cultural de enriquecimento pessoal para todos.

O tema do 31º Entrevero Cultural de Peões, Guris e Piás, realizado pelo MTG, tanto em sua fase regional, como Estadual, que ocorrerão em junho de 2018 e abril de 2019 tratará deste assunto tão importante e recorrente em nosso dia a dia, e o Ctg Tio Bilia, coma preocupação social e cultural que norteia suas atividades desde a fundação, antecipa o tema, propondo, de uma maneira lúdica, tal discussão.

A exemplo da medicina científica é recorrente no povo socorrer-se de substâncias minerais, químicas, industriais ou animais, com a finalidade de preparo de medicamentos necessários aos processos curativos.

Plantas medicinais são utilizadas desde os tempos pré-históricos. Por tentativa e erro fomos descobrindo a serventia de cada planta que existe em nossa fauna. Pelo trabalho e pesquisa de muitos biólogos, químicos, fisioterapeutas, e também pessoas simples e do povo, foram descobertas as propriedades de muitos vegetais, e, hoje, muitos medicamentos tem sua origem nas plantas e ervas medicinais.

Além do aspecto cultural e informativo, a Gincana também tem, e talvez principalmente, o lado social, pois entre as tarefas antecipadas da mesma estão a arrecadação de alimentos não perecíveis, que serão destinadas a Entidades Assistenciais do município, e agasalhos, que serão repassados à Campanha do Agasalho do Município de Santo Ângelo, através do Gabinete da 1ª Dama.

A participação é aberta a toda a comunidade local e regional, como Escolas, Grupos de Jovens, Entidades Civis e Religiosas, bem como Entidades Tradicionalistas do município e região e as inscrições podem ser feitas até as 8h30min de domingo, 22 de abril.

As equipes devem conter de 10 a 12 participantes, com idade mínima de 8 anos. As tarefas antecipadas, bem como o regulamento, podem ser conferidas na página do facebook do CTG Tio Bilia, onde também podem ser dirimidas quaisquer dúvidas pertinentes ao assunto.

Ao meio dia será servido almoço, gratuito aos participantes das equipes, e ao valor de R$ 15,00 para o público em geral, que está convidado a passar um domingo diferente, acompanhando as atividades da gincana, e prestigiando mais este ato cultural e social da entidade.

Notícias Relacionadas

  • Sepé Tiaraju 17 dezembro, 2018

    Empossada nova diretoria da Senasa

    Em meio às comemorações do Dia do Engenheiro (11/12) e Dia do Arquiteto (15/12), Santo Ângelo ...

    Leia mais >
  • Sepé Tiaraju 17 dezembro, 2018

    Defesa deve pedir hoje prisão domiciliar para João de Deus

    A defesa do médium João Teixeira de Faria, o João de Deus, de 76 anos, ...

    Leia mais >
  • Sepé Tiaraju 17 dezembro, 2018

    Delegado regional esclarece detalhes sobre a morte de Deisi Roratto

    Em entrevista ao programa Aldeia Global, da Rádio Sepé Tiaraju, nesta segunda-feira, 17,o delegado regional, ...

    Leia mais >
© Copyright 2017, Todos os direitos reservados.