Cresce o número de estrangeiros à procura de emprego em Santo Ângelo

Cristiano Devicari/AT
Sepé Tiaraju 18 junho, 2018 Fonte:

Dados apresentados pelo Sine mostram que vem crescendo o número de estrangeiros a procura de emprego em Santo Ângelo. De acordo com a coordenadora do Sine/FGTAS, Izabél Cristina Ribas, a maioria das pessoas que vão até a agência é haitiana.

“Uma média diária de 10 a 15 estrangeiros tem vindo à agência do Sine na busca de trabalho. Muitos deles já com passagem em malharias de Santa Catarina que escolheram o Rio Grande do Sul para viver”, conta Izabél Ribas.

A coordenadora observa que os haitianos são pessoas humildes, sem experiência e aceitam qualquer tipo de trabalho. No entanto enfrentam dificuldades com o idioma e na maioria dos casos acabam conseguindo atuando em serviços gerais pela falta de qualificação. Ela conta que há casos de estrangeiros desempregados que já atuaram em empresas locais. “Muitos foram demitidos em decorrência da crise econômica que estão procurando se encaixar no mercado de trabalho”, relata.

A coordenadora do Sine diz ser preocupante ver que a maioria dos estrangeiros não consegue emprego, estão passando por dificuldades, ao mesmo tempo em que formam famílias. “Temos informações de mulheres haitianas dando à luz a bebês brasileiros. É uma situação preocupante. Estou encaminhando muitos estrangeiros para a Secretaria de Assistência Social. Nossas lideranças locais precisam discutir ações específicas, políticas públicas para essas famílias que escolheram a cidade para viver. Já há dificuldade aos trabalhadores brasileiros conseguirem trabalho numa cidade que tem pouca indústria, em que a maioria das vagas está no comércio e prestação de serviço. Estou muito preocupada. Penso que devemos agir para enfrentar esse problema”, reflete.

Notícias Relacionadas

  • Sepé Tiaraju 19 maio, 2019

    Defensoria Pública completa 25 anos no RS

    Defensoria Pública completa, no dia 19 de maio, 25 anos de atuação no Rio Grande ...

    Leia mais >
  • Sepé Tiaraju 18 maio, 2019

    Cuidados com pequenos animais são debatidos em Audiência Pública

    Com o objetivo de mapear 10 macro-oportunidades de cada região do Estado, foi realizado na noite ...

    Leia mais >
  • Sepé Tiaraju 18 maio, 2019

    HSA realizou cerca de 300 atendimentos na área de oncologia em dois meses

    A Unidade de Alta Complexidade em Oncologia (Unacon) realizou cerca de 300 atendimentos com 186 ...

    Leia mais >
© Copyright 2017, Todos os direitos reservados.