Corsan projeta aumento de 20% no consumo de água neste verão

Sepé Tiaraju 12 janeiro, 2019 Fonte: A Tribuna

Neste verão, a Corsan de Santo Ângelo projeta um aumento de 20% no consumo de água. A informação é do gerente da unidade, Araken Maicá, que explica ser comum essa ampliação com a chegada das altas temperaturas. Segundo ele, em 2018, o consumo médio foi de 637 milhões de litros mensais e a projeção é de que a média neste verão chegue a 764 milhões de litros.

“É normal o aumento do consumo principalmente nos meses de novembro, dezembro, janeiro e fevereiro. Os dados registrados nos últimos anos apontam essa tendência”, observa o gerente.

QUEDA DE CONSUMO

Apesar da previsão de aumento do consumo, Araken revela que nos últimos dois meses, ao contrário de outros anos, teve uma considerável queda no consumo. Em novembro de 2017 o consumo foi de 697 milhões de litros enquanto no mesmo mês de 2018 o volume foi de 620 milhões, ou seja, uma redução de 12,5%. Já em dezembro de 2017 o consumo foi de 720 milhões de litros e em 2018 baixou para 622 milhões de litros, perfazendo uma redução de 15,5%.

De acordo com Araken a queda deve-se a muitos fatores, dentre eles a redução do número de vazamentos na rede; controle de pressão; combate aos chamados “gatos” de água, através de convênio com a Polícia Civil que enquadra essa prática como furto qualificado; investimentos em equipamentos e novas tecnologias; e ações educativas ambientais junto à comunidade, orientando sobre o consumo racional da água.

INVESTIMENTOS

O gerente salienta que a Corsan está investindo R$ 4,5 milhões no controle de perdas operacionais na rede de distribuição de água e eficiência energética dos equipamentos. Para isso a Companhia fez licitação. Essa ação vai ser acompanhada pela Coordenadoria Operacional de Santo Ângelo, através do engenheiro da Corsan, Rodrigo Freitas.

Além desse investimento, a Corsan prevê para 2019 a construção de novo reservatório na Zona Leste, próximo ao b\airro 300 Anos. O reservatório terá capacidade para 1 milhão de litros. Com isso vai aumentar a capacidade de armazenamento no município. Santo Ângelo já conta com quatro reservatórios: um próximo ao Clube Gaúcho com capacidade de 1,5 milhão de litros; um no bairro Aliança com capacidade de 1,5 milhão; um na Estação de Tratamento de Água II com capacidade de 1 milhão de litros; e um de 500 litros na Estação de Tratamento de Água I.

ORIENTAÇÕES

O gerente da Corsan, Araken Maicá, orienta as pessoas par ao consumo racional da água neste verão, evitando o desperdício com irrigação de gramados, lavagem de carros ou outra utilização.

Notícias Relacionadas

  • Sepé Tiaraju 15 fevereiro, 2019

    Executivo da Vale preso é suspeito de pressionar por laudo da barragem

    O gerente-executivo de geotecnia corporativa da Vale, Alexandre de Paula Campanha, um dos oito funcionários ...

    Leia mais >
  • Sepé Tiaraju 15 fevereiro, 2019

    Hospitais filantrópicos e santas casas terão linha de crédito de R$ 90 milhões

    A secretária da Saúde, Arita Bergmann, anunciou na manhã desta sexta-feira (15) a abertura de ...

    Leia mais >
  • Sepé Tiaraju 14 fevereiro, 2019

    Febre amarela: estados do Sul e Sudeste têm vacinação abaixo da meta

    Dados divulgados hoje (14) pelo Ministério da Saúde revelam que cerca de 36,9 milhões de ...

    Leia mais >
© Copyright 2017, Todos os direitos reservados.