Corpo de Bombeiros Militar do RS estuda serviço de aviação e de drones

Foto: Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina / Divulgação
Sepé Tiaraju 16 dezembro, 2018 Fonte: Correio do Povo

O Corpo de Bombeiros Militar do Rio Grande do Sul (CBMRS) sonha alto após a emancipação da Brigada Militar. Para 2019, o projeto de implantação do serviço de aviação e de drones na instituição receberá especial atenção. A informação foi dada pelo comandante-geral do CBMRS, coronel Cleber Valinodo Pereira. Uma das experiências em aviação que pode servir de exemplo está bem perto, no estado vizinho.

O Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina possui o Batalhão Operações Aéreas que atualmente conta com dois helicópteros, denominados Arcanjos 01 e 03, e dois aviões, chamados de Arcanjos 02 e 04. Em oito anos de atuação, as quatro aeronaves atenderam diretamente mais de 6 mil pessoas, sendo realizadas um número superior a 6,4 mil missões aéreas. Os helicópteros atuam sobretudo no atendimento de acidentes de trânsito, resgates, salvamentos, afogamentos, emergências cardiológicas, buscas, combate a incêndios, prevenção, proteção ao meio ambiente e defesa civil.

Já os aviões dedicam-se principalmente ao transporte aeromédico como de pacientes entre hospitais e equipes de transplantes com os órgãos, além de levar frações de tropa, entre outras atividades. O Corpo de Bombeiros Militar de SC mantém convênio com o Serviço Móvel de Urgência (SAMU) em suas operações aéreas. Em outubro deste ano, a instituição formou mais 11 profissionais para utilizar em drones em ocorrências como incêndio estrutural de grandes proporções, incêndio florestal, busca e resgate terrestre, operações com produtos perigosos, busca de cadáveres em rios e operações, além de afogamentos.

Notícias Relacionadas

  • Sepé Tiaraju 23 junho, 2019

    Polícia Ambiental captura tamanduá-mirim no Rincão dos Mendes

    A Polícia Ambiental de Santo Ângelo se mobilizou, na tarde de quarta-feira, 19, para a ...

    Leia mais >
  • Sepé Tiaraju 23 junho, 2019

    Duas crianças morrem afogadas em piscina

    Dois irmãos - um menino de três anos e uma menina de um ano e ...

    Leia mais >
  • Sepé Tiaraju 21 junho, 2019

    Brigada Militar prende dois homens por tráfico de drogas em Santa Rosa

    Dois homens foram presos pela Brigada Militar acusados de tráfico de drogas, em Santa Rosa. ...

    Leia mais >
© Copyright 2017, Todos os direitos reservados.