Corpo de Bombeiros Militar do RS estuda serviço de aviação e de drones

Foto: Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina / Divulgação
Sepé Tiaraju 16 dezembro, 2018 Fonte: Correio do Povo

O Corpo de Bombeiros Militar do Rio Grande do Sul (CBMRS) sonha alto após a emancipação da Brigada Militar. Para 2019, o projeto de implantação do serviço de aviação e de drones na instituição receberá especial atenção. A informação foi dada pelo comandante-geral do CBMRS, coronel Cleber Valinodo Pereira. Uma das experiências em aviação que pode servir de exemplo está bem perto, no estado vizinho.

O Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina possui o Batalhão Operações Aéreas que atualmente conta com dois helicópteros, denominados Arcanjos 01 e 03, e dois aviões, chamados de Arcanjos 02 e 04. Em oito anos de atuação, as quatro aeronaves atenderam diretamente mais de 6 mil pessoas, sendo realizadas um número superior a 6,4 mil missões aéreas. Os helicópteros atuam sobretudo no atendimento de acidentes de trânsito, resgates, salvamentos, afogamentos, emergências cardiológicas, buscas, combate a incêndios, prevenção, proteção ao meio ambiente e defesa civil.

Já os aviões dedicam-se principalmente ao transporte aeromédico como de pacientes entre hospitais e equipes de transplantes com os órgãos, além de levar frações de tropa, entre outras atividades. O Corpo de Bombeiros Militar de SC mantém convênio com o Serviço Móvel de Urgência (SAMU) em suas operações aéreas. Em outubro deste ano, a instituição formou mais 11 profissionais para utilizar em drones em ocorrências como incêndio estrutural de grandes proporções, incêndio florestal, busca e resgate terrestre, operações com produtos perigosos, busca de cadáveres em rios e operações, além de afogamentos.

Notícias Relacionadas

  • Sepé Tiaraju 19 janeiro, 2019

    Incêndio destroi prédio do antigo Hotel Brasil

    Um incêndio de grandes proporções destruiu o prédio do antigo Hotel Brasil, na rua Marechal ...

    Leia mais >
  • Sepé Tiaraju 19 janeiro, 2019

    Operação recaptura mais fugitivos do presídio de Passo Fundo

    Operação conjunta de Polícia Rodoviária Federal e Brigada Militar recapturaram mais dois detentos que haviam ...

    Leia mais >
  • Sepé Tiaraju 19 janeiro, 2019

    Autor do primeiro homicídio do ano segue desaparecido

    A Polícia Civil identificou o autor da morte de Juliano de Bastos Antunes, de 24 ...

    Leia mais >
© Copyright 2017, Todos os direitos reservados.