Copa URI de Robótica reuniu 400 participantes

Sepé Tiaraju 6 novembro, 2018 Fonte: URI

Os cursos de Ciência da Computação e Sistemas de Informação da URI Santo Ângelo realizaram na quinta-feira, 1º, a Copa URI de Robótica, que em sua sexta edição reuniu cerca de 400 participantes, sendo 354 competidores, com 27 equipes mistas e 10 equipes femininas, acompanhadas de seus professores.

As escolas inscritas, oriundas de Entre Ijuís, Catuípe, São Miguel das Missões, Cerro Largo, Ijuí, São Luiz Gonzaga e Santo Ângelo ganharam da URI os kits de robôs para as equipes novas, além de peças de reposição para grupos que já haviam disputado em anos anteriores. Além disso, professores e acadêmicos bolsistas da URI ministraram curso de robótica, com orientação para a montagem e programação, tanto por meio de vídeos, como diretamente nas escolas.

A competição acontece na modalidade sumô, com os robôs disputando espaço em uma arena circular com a intenção de tirar o robô oponente da mesma. Os robôs se movimentam de forma autônoma utilizando sensores para detecção do adversário e dos limites da arena, tudo isso previamente programado de acordo com a estratégia de cada equipe.

O coordenador geral da Copa de Robótica, professor Alexandre dos Santos Roque, observa que a receptividade das escolas é excelente “Os professores nos atestam que o cenário nas escolas mudou desde que iniciou a Copa há seis anos, e algumas já incluíram a robótica no conteúdo curricular e em atividades extraclasse”.

Na avaliação do coordenador dos cursos, professor Alessandro Freitas de Oliveira e sua equipe, o projeto está consolidado, tanto pelos depoimentos de professores e alunos, como pela crescente participação de escolas e de cidades da Região.  Entre os objetivos da Copa URI de Robótica estão divulgar a área, despertar talentos e atrair estudantes para o setor, mostrar que o mercado continua carente de profissionais bem capacitados.

A novidade desta edição, é que as integrantes do Projeto “Meninas Digitais Tchê Missões” também foram desafiadas a montar e programar um robô e participaram da competição disputando entre si.

As equipes classificadas até o 3º lugar receberam medalhas e troféus e do 4º ao 8º lugar, troféus. Todos os participantes recebem certificado do projeto, que incluiu o curso de Robótica, orientação e tutoria nas escolas, na URI e on-line, além da culminância, que foi a competição realizada. A seguir, as equipes classificadas:

1º lugar – Rui 2-D2 – Instituto Rui Barbosa – São Luiz Gonzaga (bicampeã)

2º lugar – Furbby – Instituto Odão Felippe Pippi – Santo Ângelo

3º lugar –Black Queen – Escola da URI – Santo Ângelo

4º lugar – Alpha-jor – Escola Pe. Antonio Sepp – São Miguel das Missões

5º lugar – Blackout – Escola Pe. Antonio Sepp – São Miguel das Missões

6º lugar – Irineu – Instituto Odão Felippe Pippi Santo Ângelo

7º lugar _ Rabbit – Colégio Pedro II – Santo Ângelo

8º lugar – Bolsonaro – Escola Unírio Carrera Machado – Santo Ângelo

Notícias Relacionadas

  • Sepé Tiaraju 25 maio, 2019

    Engenharias da URI integram-se para realizar Semana Acadêmica

    Os quatro cursos de Engenharia da URI Santo Ângelo: Civil, Elétrica, Mecânica (comemora seus 40 ...

    Leia mais >
  • Sepé Tiaraju 25 maio, 2019

    Trote solidário da Medicina Veterinária FASA atende cães

    O controle populacional de cães nas ruas é uma questão de saúde pública e envolve ...

    Leia mais >
  • Sepé Tiaraju 23 maio, 2019

    Prefeito sanciona lei para videomonitoramento nas escolas municipais

    As 42 escolas da rede pública municipal de ensino de Santo Ângelo terão monitoramento interno ...

    Leia mais >
© Copyright 2017, Todos os direitos reservados.