Contra corte de recursos alunos e funcionários abraçam o IF Farroupilha

Sepé Tiaraju 14 maio, 2019 Fonte: A Tribuna

Um grande abraço simbólico foi dado por alunos e funcionários do Instituto Federal Farroupilha Campus Santo Ângelo nos turnos da manhã e noite de segunda-feira, 13. No ato a diretora geral, Rosane Pagno leu a nota oficial do CONIF (Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica) onde consta as ações para reverter a situação na qual o governo anunciou um corte de 30% do orçamento do custeio das universidades e institutos federais.

Em entrevista ao programa Aldeia Global, a diretora Rosane Pagno revelou que o corte no Instituto Federal Farroupilha Campus Santo Ângelo será maior do que anunciado pelo governo federal devendo ficar em torno de R$ 500 mil em um ano. “O orçamento anual do instituto de R$ 1.427.000,00 já é muito baixo. Esse valor vai afetar o custeio do instituto no pagamento de gastos de energia, água e serviços terceirizados (vigilância e limpeza). Também nos gastos com os insumos necessários para projetos de pesquisa e extensão.

Rosane conta que os cortes já vinham ocorrendo desde 2015 e 2016 no governo anterior e que o Instituto teve que buscar recursos de emendas parlamentares para implantação do campo de futebol e contou ainda com apoio da Prefeitura de Santo Ângelo no serviço de terraplanagem. “Estamos preocupados. Nosso instituto, que tem hoje 800 alunos, foi implantado na terceira fase e as dificuldades são maiores numa comparação com os demais. Temos 91 servidores e um déficit de 18 docentes e 22 técnicos administrativos. Temos esperança que com a mobilização de todos poderemos sensibilizar o governo e a nossa comunidade para a situação difícil que estamos enfrentando neste momento.”

A diretora conta que o IF Farroupilha já vem adotando medidas de redução de gastos, com corte de diárias e de terceirizados. “Estamos realizando reunião via videoconferência e estamos diminuindo número de terceirizados. Cortamos três pessoas até o momento. Apesar dos cortes anteriores posso dizer que neste cinco anos de Instituto Federal Farroupilha em Santo Ângelo esse é o momento mais difícil.”

PARALISAÇÃO

Na quarta-feira, 15, alunos e funcionários estarão realizando paralisação nas universidades federais e institutos em todo o país para chamar a atenção dos cortes de recursos anunciados pelo governo federal que inviabilizarão os serviços. A ideia é sensibilizar a todos para que se evite o corte de recursos na educação.

Notícias Relacionadas

  • Sepé Tiaraju 21 maio, 2019

    Brigada Militar evita incêndio de grandes proporções em Capão do Cipó

    Na segunda-feira (20), por volta das 18h10min, um policial  militar do 5° Regimento de Polícia ...

    Leia mais >
  • Sepé Tiaraju 21 maio, 2019

    Segunda etapa da privatização da CEEE, CRM e Sulgás exigirá mais do governo

    Como previsto, as articulações em torno dos projetos de privatização da Companhia Estadual de Energia ...

    Leia mais >
  • Sepé Tiaraju 21 maio, 2019

    Eleitas as novas prendas do RS

    Foram anunciadas as novas prendas do Rio Grande do Sul, na madrugada deste domingo (19), ...

    Leia mais >
© Copyright 2017, Todos os direitos reservados.