Confrontos na fronteira com a Venezuela deixam 2 mortos e 15 feridos

Sepé Tiaraju 22 fevereiro, 2019 Fonte: Agência Brasil

O dia começou tenso e com confrontos entre militares e manifestantes na fronteira do Brasil com a Venezuela, que foi fechada por ordem do presidente venezuelano, Nicolás Maduro. De acordo com parlamentares, duas pessoas morreram e 15 ficaram feridas. Pelo menos sete venezuelanos feridos tentavam cruzar a fronteira e foram conduzidos para hospitais em Boa Vista, Roraima. As vítimas são indígenas, segundo parlamentares e organizações não-governamentais.

O conflito, segundo relatos, ocorreu a 60 quilômetros da fronteira onde há uma comunidade indígena da etnia Pemon, favorável à ajuda humanitária internacional. Como os indígenas tentaram desobstruir a via, impedida pelos militares venezuelanos, os confrontos começaram.
A Secretaria de Saúde de Roraima informou que os cinco feridos foram baleados e transportados em ambulâncias venezuelanas autorizadas a cruzar a fronteira. Eles estão sob observação médica no Hospital Geral de Roraima. Segundo a secretaria, cinco pacientes tiveram de passar pelo centro cirúrgico. Os demais venezuelanos foram atendidos no setor do Grande Traumas e permanecem em observação.

Mortos
Em sua conta no twitter, o deputado federal Americo de Grazia, apoiador do autoproclamado presidente da República, deputado Juan Guaidó, divulgou que dois índios morreram e 15 ficaram feridos durante o enfrentamento com tropas das Forças Armadas, na cidade de Gran Sabana, em Bolívar, próximo à fronteira com o Brasil.

De acordo com a associação civil Kapé Kapé, os cinco feridos são indígenas da comunidade de Kumarakapay. As duas vítimas fatais são identificadas como Zoraida García e Rolando García, que a associação afirma terem sido atingidos por tiros disparados por agentes da Guarda Nacional venezuelana.

Notícias Relacionadas

  • Sepé Tiaraju 20 março, 2019

    Partida da Libertadores pode gerar problema na final do Gauchão

    A frustração gerada pela realização do Gre-Nal 418 com reservas no último domingo pode se ...

    Leia mais >
  • Sepé Tiaraju 20 março, 2019

    Odair prepara time sem D’Alessandro para enfrentar o Novo Hamburgo

    O técnico Odair Hellmann comandou na tarde desta terça-feira o último treino do Inter antes ...

    Leia mais >
  • Sepé Tiaraju 20 março, 2019

    Mega-Sena sorteia nesta quarta-feira prêmio acumulado de R$ 33 milhões

    O concurso 2.135 da Mega-Sena sorteia nesta quarta-feira (20) o prêmio acumulado de R$ 33 ...

    Leia mais >
© Copyright 2017, Todos os direitos reservados.