Condições climáticas favorecem bom desenvolvimento da lavoura de soja

NULL
Lucas de Campos 9 fevereiro, 2015 Fonte:

Devido às condições climáticas registradas até agora , a cultura da soja vem apresentando ótimo desenvolvimento, conforme informações divulgadas  pela Emater/RS-Ascar. Com a maioria das lavouras em fase de florescimento e formação de vagens/grãos, a umidade presente no solo tem propiciado uma boa fixação das vagens, assim como um elevado número delas por planta, fator importante na determinação da produtividade final das lavouras.
O regime de chuvas das próximas semanas será decisivo para a garantia de uma boa produção para o Estado. Quanto à sanidade das plantas, apesar de confirmada a presença de focos de ferrugem asiática, a situação pode ser considerada sob controle, com os produtores realizando tratamentos preventivos, tanto com fungicidas químicos quanto fisiológicos. Com relação à presença de lagartas, a incidência é considerada baixa até o momento. 
As boas condições climáticas, com chuvas regulares e temperaturas elevadas, também têm beneficiado a cultura do milho. Com 31% do total da área semeada nesta safra já colhidos, os rendimentos obtidos até o momento têm surpreendido positivamente os produtores, que chegam a obter, em alguns casos, até 10 mil kg por hectare. As lavouras plantadas fora do período recomendado, conhecidas popularmente como safrinha, também apresentam bom desenvolvimento vegetativo; porém, mais infestadas por lagartas, obrigando os produtores a realizarem um maior número de aplicações de inseticidas. 

© Copyright 2017, Todos os direitos reservados.