Comunidade de São Miguel das Missões reverencia Sepé Tiarajú

Sepé Tiaraju 7 fevereiro, 2019 Fonte: AMM

Dia 7 de fevereiro, aniversário da morte do líder Guarani Sepé Tiarajú, contará com programação especial no município de Sâo Miguel das Missões. A iniciativa partiu do Conselho Municipal de Turismo e contou com o apoio imediato da comunidade local, da Paróquia São Miguel Arcanjo e das Instituições mais representativas, tais como Prefeitura Municipal, Associação Amigos das Missões, IPHAN e IBRAN.

Sepé Tiarajú é considerado um Santo Popular e além de “herói guarani, missioneiro e rio-grandense” seu nome está registrado no “Livro dos Heróis da Pátria”.
A figura do líder indígena permanece na história do povo gaúcho, como um ícone heroico e que faz parte da identidade do território do Rio Grande do Sul.
Um documento oficial do Vaticano de 24 de abril de 2017 tornou Sepé Tiaraju um “Servo de Deus”, primeiro dos três passos de sua canonização.

Sepé Tiaraju foi corregedor (equivalente hoje a Prefeito) em São Miguel das Missões, executado em 7 de fevereiro de 1756, num embate com os espanhóis e portugueses no atual município de São Gabriel, na chamada Guerra Guaranítica (1753-1756).
Sepé Tiaraju, caído após tropeço do seu cavalo, foi ferido por uma lança e depois levou um tiro de pistola.

A partir do suplício, nasceu a lenda. Uns diziam que, ao ser morto, o corpo do cacique subira diretamente aos céus. Disseminou-se uma devoção popular, que se traduziu no batismo de um município com o nome de São Sepé. Ele também é venerado em São Gabriel, onde há um monumento em sua homenagem no distrito de Tiarajú, assim como em Santo Ângelo e São Luiz Gonzaga (provavelmente seu lugar de nascimento), cidades onde é homenageado com uma estátua. Em São Miguel das Missões o tributo e a admiração estão presentes no Pórtico de Entrada da cidade.

A literatura sobre Sepé Tiaraju é bem farta. São vários livros, diversos autores, diversas citações e muitos trabalhos acadêmicos. O nome de Sepé também aparece muito nas poesias e na música missioneira.

A data de 07 de fevereiro consta no Calendário Oficial de Eventos de São Miguel das Missões e, a partir deste ano, será realizada programação alusiva à data com Seminários Acadêmicos e programação religiosa.

A programação deste ano se concentrará no dia 07/02, quinta-feira.

18 horas – palestra com o título “Sepé Tiaraju no tempo de nosso esplendor”, com pesquisador José Roberto de Oliveira, na Câmara de Vereadores de São Miguel das Missões.

19h30 – Missa Solene na Paróquia São Miguel Arcanjo, com apresentação do “Coral Guarani”.

20h30 – Caminhada Religiosa desde a Paróquia até o Sítio Histórico.

Notícias Relacionadas

  • Sepé Tiaraju 22 abril, 2019

    Vídeo com críticas a militares no canal de Bolsonaro reacende tensão no Planalto

    Um vídeo postado no sábado, 20, no Canal de Bolsonaro e nas redes de Carlos ...

    Leia mais >
  • Sepé Tiaraju 20 abril, 2019

    Quase 50% das chefias de segundo escalão ainda não foram nomeadas pelo governo Leite

    Passados os primeiros 100 dias de gestão, o governador Eduardo Leite (PSDB) nomeou pouco mais ...

    Leia mais >
  • Sepé Tiaraju 20 abril, 2019

    Nova etapa da Campanha contra a Gripe começa nesta segunda-feira

    A Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe entra em uma nova etapa na próxima ...

    Leia mais >
© Copyright 2017, Todos os direitos reservados.