Começa Jornada de Formação Docente da FASA

Thayan Lisboa
Sepé Tiaraju 30 janeiro, 2019 Fonte: FASA

A Faculdade Santo Ângelo (FASA), iniciou, nesta terça-feira (29), a 1ª Jornada de Formação Docente – Pós-modernidade e Educação. A atividade estende-se até a quinta-feira (31) e é preparativa para o primeiro semestre deste ano. Participam os mais de 35 professores que atuarão no primeiro semestre letivo, nas cinco graduações – Medicina Veterinária, Agronomia, Engenharia Civil, Engenharia Ambiental e Sanitária e Pedagogia.

O tema central da Jornada foi abordado pelo diretor-presidente da FASA, professor Rafael Rossetto, em palestra. De acordo com ele, é preciso compreender o tempo em que estamos vivendo, o perfil multi geracional da sociedade e o papel central das novas tecnologias de informação e comunicação para promover uma Educação que atenda as expectativas dos acadêmicos e que oportunize conhecimento para uma atuação competente dos profissionais formados pela Faculdade.

“A FASA já nasce nesse contexto da pós-modernidade, o que é uma vantagem. Uma educação híbrida, considerando as tecnologias e o perfil das gerações, está em nosso DNA institucional. Encontrar as melhores formas de conexão é o desafio e o caminho para os docentes de nosso tempo. O papel do professor é constantemente reconfigurado e nós acompanhamos isso”, disse Rossetto ao propor a reflexão para o grupo de professores.

As aulas na FASA começam no dia 11 de fevereiro, para turmas da modalidade de Alternância, e, no dia 7 de março para as turmas das modalidades noturna e integral. Serão mais de 500 acadêmicos, de diferentes perfis e gerações. Atender a essa diversidade é um dos desafios colocados ao corpo docente. “Receberemos, em nossas salas de aula, estudantes de gerações diferentes – desde baby boomers até Geração Z que está chegando aos espaços acadêmicos pela primeira vez neste ano”, observou Rossetto.

PROGRAMAÇÃO

Durante os três dias de Jornada, os docentes participam de palestras, oficinas e mesas redondas. No primeiro dia, houve a apresentação institucional da Faculdade, retomada da história do Seminário da Sagrada Família (local onde está instalada a FASA) e também abordagem do tema “Espiritualidade e Docência”. No segundo dia, o uso de tecnologias digitais no ensino superior é tema de palestra, além de oficinas sobre Currículo Lattes e fotografia, tratamento de imagem e edição de vídeo. O terceiro e último dia de programação será reservado a temas institucionais e procedimentos burocráticos que envolvem a docência na Faculdade,além da confraternização de encerramento.

Notícias Relacionadas

  • Sepé Tiaraju 25 abril, 2019

    Acadêmicos de Agronomia da URI fazem aula prática no Microscópio Eletrônico

    Dentre as inúmeras espécies vegetais que são estudadas no curso de Agronomia, a soja, cientificamente denominadaGlycine ...

    Leia mais >
  • Sepé Tiaraju 25 abril, 2019

    Legislativo e Escola Adventista alinham terceira edição do Quebrando o Silêncio

    O projeto Quebrando o Silêncio foi tema de reunião, realizada na manhã desta segunda-feira, 22, ...

    Leia mais >
  • Sepé Tiaraju 24 abril, 2019

    Estudantes de Farmácia da URI orientam integrantes do “Maturidade Ativa do Sesc”

    Estudantes do Curso de Farmácia da URI Santo Ângelo, na disciplina Estágio Farmacêutico IV, realizaram, ...

    Leia mais >
© Copyright 2017, Todos os direitos reservados.