Comando do Exército anuncia fechamento da 10ª CSM

Organização Militar abrange 263 municípios
Lucas de Campos 13 maio, 2016 Fonte:

O comandante do 10ª Circunscrição do Serviço Militar-CSM confirmou hoje durante entrevista no programa Aldeia Global que a Organização Militar será fechada a partir de 2017.

            Conforme o coronel Marcelo Baptista Vargas, trata-se de um projeto de racionalização e modernização do serviço militar do Exército brasileiro, implementado através de projeto piloto em 2014 em Aracajú – capital do Estado de Sergipe, que é o alistamento via on line.

            Diz o chefe da 10ª CSM, que o objetivo do comando do Exército é efetuar um enxugamento de todo o serviço militar existente no Brasil, sendo que no próximo ano, tais alterações estão previstas para o Estado do Rio Grande do Sul, abrangendo além da organização militar instalada em Santo Ângelo a 8ª CSM com sede em Porto Alegre.

            A 10ª Circunscrição do Serviço Militar é responsável pelo alistamento, incorporação, licenciamento e mobilização dos cidadãos pertencentes a 263 municípios gaúchos, abrangendo 50 organizações militares das regiões Oeste e Noroeste.

            Esclarece o coronel Marcelo Baptista Vargas, que do efetivo existente hoje na 10ª CSM, que totaliza 70 militares, ficarão trabalhando apenas sete. Os demais serão todos remanejados, ou seja, transferidos para outras organizações militares.

            Pela nova estrutura criada pelo Comando do Exército, haverá um desmembramento da CSM em três postos de atendimento, localizados em Santo Ângelo, Santa Maria e Santiago.

O serviço de 14 delegacias espalhadas pelos 263 municípios também serão extintas. Já as juntas dos serviços militares localizadas em cada um desses municípios permanecerão atendimento aos jovens em idade de alistamento de forma normal.           

 

© Copyright 2017, Todos os direitos reservados.