Com a chegada do frio começam novos registros de crianças com doenças respiratórias

(Cristiano Devicari/AT)
Sepé Tiaraju 5 junho, 2018 Fonte: A Tribuna

A chegada das baixas temperaturas traz também novos registros de crianças com doenças respiratórias internadas no Hospital Santo Ângelo. No entanto, nos últimos três meses, a média de internação segue estável conforme dados repassados pela Pediatria. Em março foram registradas 343 internações; em abril 305 e em maio um total de 368. Esses números correspondem apenas aos registros de internações da Pediatria, não sendo computados os atendimentos de crianças no Pronto Atendimento.

Um exemplo dos novos registros de crianças com doenças respiratórias é o da pequena Tabata Talita Ribas Paiva, de 10 meses, internada no HSA. A mãe, Daniela Pereira Ribas Paiva, moradora do bairro Rogowski, conta que o bebê começou a ter febre, tosse e nariz entupido. “Nós temos histórico na família de casos de asma. No entanto, acredito que a mudança de temperatura contribuiu para esse quadro. A Tabata está sendo medicada e faz nebulização”, conta.

AUMENTO DE INTERNAÇÕES

O médico da Pediatria do HSA, Márcio André Ribas, conta que essa estabilidade dos números internações de crianças neste momento é normal, mas que com o aumento da intensidade do frio, também vai ampliar o registro de casos. “Os meses com maiores índices de internações de crianças com doenças respiratórias são julho e agosto. A maioria dos casos relaciona-se a crianças de 0 a 2 anos de idade”, explica o médico.

A enfermeira gestora da Pediatria, Juliana Pires, por sua vez, revela que no período de inverno, todos os anos, é registrado um aumento médio de 30% no número de internações em decorrência de doenças respiratórias como bronquiolite, pneumonia, asma e laringite.

INTERNAÇÕES NO VERÃO

O médico pediatra Márcio Ribas observa que no verão diminui o número de crianças internadas por doenças respiratórias na Pediatria. No entanto aumenta os casos de pacientes com vômito e diarreia devido a problemas de desidratação com as altas temperaturas.

Notícias Relacionadas

  • Sepé Tiaraju 14 dezembro, 2018

    Nilson Nobre Bueno relata os 32 anos acompanhando os atendimentos de João de Deus

    Em entrevista ao programa Aldeia Global, o coronel da reserva da Brigada Militar, Nilson Nobre ...

    Leia mais >
  • Sepé Tiaraju 13 dezembro, 2018

    RGE trocou 272 postes em Guarani das Missões de janeiro a setembro

    A Rio Grande Energia (RGE) concluiu importantes obras na rede elétrica de Guarani das Missões ...

    Leia mais >
  • Sepé Tiaraju 13 dezembro, 2018

    Inovação é a aposta do Estado para dobrar o PIB em dez anos

    Dobrar a taxa de crescimento do PIB gaúcho em dez anos (2018/2028), apostando na inovação ...

    Leia mais >
© Copyright 2017, Todos os direitos reservados.