Chuva e umidade poderá afetar a safra do trigo

Chefe do Escritório da Emater, Álvaro Uggeri Rodrigues, em entrevista com os apresentadores Paulo renato Ziembowicz e Hogue Dorneles no programa Aldeia Global (Foto: Cristiano Devicari)
Sepé Tiaraju 6 outubro, 2018 Fonte: A Tribuna

As culturas de inverno poderão ser afetadas pelas condições climáticas neste período. A informação e do chefe de Escritório da Emater, Álvaro Uggeri Rodrigues. Segundo ele, as lavouras de trigo, canola e aveia poderão ter quebra de produtividade caso prossiga a sequência de chuvas e o grau de umidade.

De acordo com Álvaro, o ideal seria nesta fase das culturas de inverno mais luminosidade e temperaturas amenas. “Não podemos falar de prejuízos neste momento, mas há uma tendência se persistir esse quadro. Há lavouras de trigo na fase de preenchimento de grãos e outras na maturação.

Álvaro conta que os reflexos da geada intensa ocorrida nos dias 26 e 27 de agosto estão sendo verificados agora em algumas nas lavouras. “Embora os danos não sejam uniformes, há casos de lavouras de trigo afetadas, onde se verifica espigas com falhas na formação dos grãos. Nas lavouras em áreas de topografia mais elevadas a geada afetou menos”.

COLHEITA

A colheita do trigo, que representa maior potencial econômico na região, nas culturas de inverno, deverá começar na segunda quinzena do mês de outubro. “No ano passado tivemos um inverno que fez pouco frio. A colheita iniciou na primeira quinzena de outubro. No entanto esse ano o início da colheita deverá ocorrer na segunda quinzena de outubro, prosseguindo até a primeira quinzena de novembro”, diz Álvaro.

Em Santo Ângelo estão sendo cultivadas 7.200 hectares de trigo. Segundo Álvaro, a expectativa é colher uma média de 50 sacas por hectares, ou seja, 360 mil sacas.

Notícias Relacionadas

  • Sepé Tiaraju 15 fevereiro, 2019

    Governo torna mais ágil autorização para importação de alimentos

    O governo federal tornou mais ágil o processo de autorização para importação de alimentos de ...

    Leia mais >
  • Sepé Tiaraju 15 fevereiro, 2019

    Faturamento das cooperativas agropecuárias cresce 25% no RS

    A valorização das commodities agrícolas no mercado internacional ajudou as cooperativas agropecuárias do Rio Grande ...

    Leia mais >
  • Sepé Tiaraju 14 fevereiro, 2019

    Anvisa proíbe venda de lotes de frango da Perdigão

    A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) proibiu a venda e a distribuição, em todo ...

    Leia mais >
© Copyright 2017, Todos os direitos reservados.