CetranRS inicia em Santo Ângelo série de audiências públicas sobre trânsito

Audiência pretende coletar junto à comunidade do Noroeste do Estado suas sugestões para a melhoria do trânsito no estado - Foto: Arquivo Palácio Piratini
Sepé Tiaraju 23 abril, 2018 Fonte: Palácio Piratini

O Conselho Estadual de Trânsito do Rio Grande do Sul promove, nesta quinta-feira,26, audiência pública em Santo Ângelo para coletar na comunidade da Região Noroeste suas sugestões para a melhoria do trânsito no estado. O evento, que abrange Santo Ângelo, Santa Rosa, São Borja, Itaqui e Ijuí, é o primeiro da série que até julho será reprisado em Porto Alegre, Caxias do Sul, Pelotas, Santa Maria e Passo Fundo.

Nessas ocasiões, serão ouvidos gestores de trânsito municipais, pesquisadores, entidades representativas das áreas de trânsito e mobilidade e qualquer cidadão interessado no tema que deseje participar. Trata-se do cumprimento da lei federal 13.614/18, que instituiu o Plano Nacional de Redução de Mortes e Lesões no Trânsito (Pnatrans), cuja meta é reduzir pelo menos à metade, em dez anos, o índice de mortes no trânsito em relação a 2018.

Para que a população possa tomar parte ativamente do processo, para além dos seis encontros presenciais previstos, está disponível pelo CetranRS, com apoio do DetranRS, o hotsite Qual é o trânsito que você quer?.

Neste endereço, qualquer cidadão pode ajudar a traçar o diagnóstico do trânsito no estado, respondendo cinco questões essenciais em apenas alguns minutos. O site também detalha o andamento das audiências e os resultados gerais da pesquisa.

Em agosto, o CetranRS encaminha esses resultados para o Conselho Nacional de Trânsito, que estabelecerá, a partir de informações oriundas de todo o país, as metas para o período setembro 2018 a setembro 2019. Esse documento tem sua divulgação prevista para a Semana Nacional de Trânsito, que transcorre entre 18 e 25 de setembro.

O Pnatrans é coordenado no estado pelo CetranRS, com apoio de DetranRS, Comando Rodoviário da Brigada Militar, Polícia Rodoviária Federal, Frente Parlamentar em Defesa do Trânsito Seguro, Federação das Associações de Municípios do RS, Associação Gaúcha de Municípios, União dos Vereadores do RS, Fundação Thiago de Moraes Gonzaga e Instituto Zero Acidente.

Notícias Relacionadas

  • Sepé Tiaraju 13 dezembro, 2018

    RGE trocou 272 postes em Guarani das Missões de janeiro a setembro

    A Rio Grande Energia (RGE) concluiu importantes obras na rede elétrica de Guarani das Missões ...

    Leia mais >
  • Sepé Tiaraju 13 dezembro, 2018

    Homem morre eletrocutado em Coronel Bicaco

    Um homem morreu eletrocutado, por volta das 15, de quarta-feira, 12,  em uma rede de ...

    Leia mais >
  • Sepé Tiaraju 13 dezembro, 2018

    Mulheres realizam manifesto em São Nicolau contra o feminicídio

    Mais de 100 pessoas com cartazes fizeram caminhada contra o feminicídio em São Nicolau. O ...

    Leia mais >
© Copyright 2017, Todos os direitos reservados.